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Vereadores e Copasa se reúnem para discutir serviço terceirizado

5 de maio, por lorena.carazza

São comuns, nas reuniões plenárias da Câmara, a exposição de reclamações e denúncias de munícipes em relação à prestação de serviços da Companhia de saneamento de Minas gerais (Copasa). As maiores queixas trazidas pelos vereadores são em relação ao serviço que é feito pelas empresas terceirizadas da instituição, que ficam responsáveis pelo reparo do asfalto depois das intervenções da Copasa. 

“Quando não deixam quebra-molas, deixam depressões na pista”, disse o vereador José Carlos Gomes, durante mais uma reunião realizada entre vereadores e representantes da Copasa na presidência da Câmara. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (05/05) e reuniu, além de vários vereadores, a engenheira de interação da Copasa, Luciana Pacheco, a gerente regional de Contagem, Renata Mayrink, e o representante da empreiteira terceirizada que presta serviços à Companhia em Contagem, Reginaldo José Chaves. 

Todos os vereadores puderam, na ocasião, expor as principais dúvidas e reclamações. Bruno Barreiro, por exemplo, criticou não só a qualidade do serviço da terceirizada, mas também a morosidade em se fazer a reparação em certos lugares. Pastor Itamar ressaltou que, quando isso acontece, a Copasa fica com sua imagem comprometida perante a população, que acaba sofrendo com o serviço falho da terceirizada.

Gegê Marreco e Denilson da Juc listaram alguns locais que apresentam problemas crônicos de vazamento de esgoto e de pavimentação comprometida após intervenções da Copasa na região do Ressaca, e questionaram, inclusive, a qualidade do material usado no asfaltamento. 

O presidente Alex Chiodi reforçou as reclamações dos colegas e disse que o problema da demora no reparo se torna ainda pior quando acontece em vias de grande circulação, dando exemplos já ocorridos na avenida João César de Oliveira e na avenida Joaquim Costa, principal ligação da região do Ressaca com o Centro de Contagem.

Em resposta às reclamações sobre a terceirizada, Renata esclareceu que até novembro do ano passado a Copasa passou por períodos de instabilidade e troca de empreiteiras que fazem os serviços de reparo. Porém, com o novo contrato com a Completa Engenharia, ganhadora da última licitação para Contagem, os problemas têm sido resolvidos de forma mais satisfatória.

Sobre essa questão, Reginaldo, representante da Completa Engenharia, explicou que, chegando a quase seis meses de contrato, os números mostram que os serviços de reparo têm sido mais bem avaliados, “alcançando números aceitáveis”. Porém, ressaltou que o processo de demissão e recontratação de mão-de-obra tem sido constante, o que também impede que a melhora na execução dos serviços seja imediata. “Porém, estamos treinando funcionários e investindo muito na melhora da situação”, garantiu.

Segundo Renata, o serviço da Completa tem sido avaliado constantemente pela Copasa, inclusive com reuniões mensais e aplicação de multas em certos casos, quando o prazo do reparo, que é de sete dias – determinado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) -, não é cumprido.

Além disso, a gerente disse que recentemente a Copasa iniciou um trabalho juntamente com os administradores regionais da cidade: a instituição colocou pessoas responsáveis especialmente por circular pela cidade com os administradores de cada regional, tanto para fiscalizar o que já foi feito, quanto para relacionar as principais demandas a serem sanadas. 

No final da reunião, os vereadores agradeceram a disponibilidade da Copasa em sempre responder prontamente aos chamados dos vereadores, tanto das demandas enviadas por whatsapp à gerente regional, quanto das convocações de reuniões presenciais na Câmara. “Todas as críticas feitas aqui são no sentido de construir soluções, porque no fim das contas a cidade e a população pagam por isso”, encerrou Chiodi. 

“Fico feliz em perceber a vontade de mudar e de arranjar meios de resolver os problemas por parte da Copasa”, disse Bruno Barreiro. Por fim, a engenheira de interação da Companhia, Luciana Pacheco, elogiou o trabalho dos parlamentares, destacando que a proximidade dos vereadores com a instituição é diferenciada de outros municípios.

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