ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova PL de combate ao racismo em Contagem

7 de junho de 2022, por Lorena Carazza

No mundo, são diversas as leis e convenções que têm o objetivo de combater o racismo, a discriminação e a violência de qualquer grupo ou classe contra outro. Alguns exemplos são: a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial da Organização das Nações Unidas; a Declaração de Durban; a Declaração Universal dos Direitos do Homem; o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010); a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância e, também, a própria Constituição Federal de 1988.

Em cumprimento ao dever legal do poder público, inclusive no âmbito do Legislativo, de implementar medidas para a promoção da igualdade, a Câmara de Contagem acaba de aprovar o Substitutivo ao Projeto de Lei nº 093/2021, de autoria da vereadora Moara Saboia, que institui a Política “SOS Racismo” em Contagem.

De acordo com o projeto, o objetivo do SOS Racismo é “combater o racismo e toda e qualquer forma de discriminação e violência no município, desenvolver ações que conscientizem a população de todas as etnias sobre seus direitos, contribuir para o avanço da legislação anti-discriminatória em Contagem e denunciar a discriminação e violência contra quaisquer etnias”.

Além disso, o município poderá também “manter estreito relacionamento com o Ministério Público Estadual e Federal, a fim de que sejam encaminhadas todas as discriminações constatadas para que aquela instituição promova a responsabilização dos envolvidos”. 

O substitutivo foi apreciado na manhã desta terça-feira (07/06), durante a 18ª reunião ordinária da Câmara, e contou com o voto favorável de todos os vereadores presentes. Ele foi aprovado com uma emenda supressiva, de autoria da Comissão de Constituição e Justiça – admitida pela Comissão de Direitos Humanos e Assistência Social -, após o parecer da Procuradoria Geral da Casa recomendar a retirada de alguns incisos do texto original, sob o risco do projeto ser classificado como inconstitucional, por criar despesas para a administração municipal.

Agora, para que se torne lei municipal, deve passar pelo crivo da Prefeitura. Caso seja sancionado, passa a valer como lei, após sua publicação no Diário Oficial do Município.

Veja mais notícias

Contagem quer endurecer regras contra furto de cabos e metais

Em julho deste ano, a Lei Federal nº 15.181/2025 tornou mais severas as punições para os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equi...

27 de agosto, por Lorena Carazza

PL atualiza Política de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Foi aprovado nesta terça-feira, 26/08, o Projeto de Lei 62 de 2025, que traz modificações para a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Ag...

27 de agosto, por Marco Túlio de Sousa

Prevenção à violência escolar: Câmara aprova projeto de lei em defe...

O Brasil é um dos países com os mais altos índices de agressões contra professores, figurando, ainda, no ranking de ambiente mais propício ao bully...

26 de agosto, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem