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Câmara sedia audiência sobre terminais de ônibus metropolitanos

4 de julho de 2025, por Marco Túlio de Sousa

Foi realizada no auditório da Câmara de Contagem quarta, 02/07, uma audiência pública para apresentação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que trata da construção, reforma, modernização e operação de 11 terminais de ônibus metropolitanos em Contagem, Ribeirão das Neves, Betim, Nova Lima, Santa Luzia, São José da Lapa, Lagoa Santa/Vespasiano e Pedro Leopoldo. O objetivo é melhorar a qualidade do transporte público e a integração entre as cidades da região metropolitana. O investimento previsto é de R$ 447 milhões para a construção e instalação dos equipamentos e de R$ 1,038 bilhão nos próximos 30 anos de concessão para operação do sistema.

Apresentação disponibilizada pela equipe da Seinfra e ARMBH.

A reunião foi promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH). Além da Seinfra e da ARMBH, estiveram presentes representantes da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), da autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) e do Poder Legislativo Municipal. Cerca de 15 pessoas acompanharam o evento nas dependências da Câmara de Contagem.

Rodrigo Tomaz, presidente da Transcon, abriu a audiência dando boas-vindas aos participantes e mencionou as obras do SIM (Sistema Integrado de Mobilidade), por meio do qual se pretende integrar o transporte metropolitano e municipal, e também a construção de viadutos, trincheiras, corredores e alças viárias. Ele ainda entregou um ofício à Seinfra em que o Poder Executivo Municipal solicita a gestão compartilhada dos quatro terminais de integração do SIM (Petrolândia, Ressaca e Sede, Vargem das Flores) e das 10 estações de transferência.

Na sequência, o diretor de Planejamento Metropolitano, Articulação e Intersetorialidade da ARMBH Charliston Moreira destacou a importância da realização da audiência para acolher sugestões da população a fim de atender as suas necessidades, sobretudo no que diz respeito à integração do sistema de transporte de Contagem com o metropolitano. “Contagem tem uma relação muito forte de viagens com Belo Horizonte e Betim. Precisamos de um sistema integrado para reduzir o custo para o passageiro e melhorar a qualidade do serviço”, disse.

Já o gerente de estruturação e modelagem de parcerias da Codemge Carlos Prado, explicou que a empresa pública atuou como “braço técnico” da Seinfra no projeto, elaborando a documentação técnica e contratando consultorias para sua qualificação. Em relação à audiência, ele também corroborou com a fala de Charliston, enfatizando a importância da reunião para “ouvir a população”. “O projeto não está fechado, o que está sendo apresentado é uma proposta. São muito bem vindas sugestões e alterações”, pontuou.

O projeto

Relação de terminais e cidades. Fonte: Seinfra e ARMBH.

Após as falas iniciais, a diretora Mobilidade e Planejamento do Transporte Metropolitano da Seinfra Joana Brasil fez uma apresentação técnica do projeto. Segundo ela, em Contagem quatro terminais fazem parte do projeto, sendo eles: Eldorado, Ferrugem, Vargem das Flores (Darcy Ribeiro) e Petrolândia. O primeiro será requalificado, o Vargem das Flores está em construção e os demais serão implementados futuramente. Além disso, estão previstos terminais em Ribeirão das Neves, Betim, Nova Lima, Santa Luzia, São José da Lapa, Lagoa Santa/Vespasiano e Pedro Leopoldo. A previsão é de que 150 mil passageiros por dia sejam beneficiados.

 

Diretora Mobilidade e Planejamento do Transporte Metropolitano da Seinfra Joana Brasil. Foto: Cleide Amaral.

“No final de 2023, a Seinfra, juntamente com a ARMBH, lançou o plano de mobilidade da RMBH. Este projeto dos terminais não se trata de um projeto isolado. Ele faz parte de uma rede de propostas do plano de mobilidade que teve 4 linhas de atuação (planos setoriais): transporte ativo, transporte público coletivo, logística urbana e transporte individual motorizado”, disse. De acordo com ela, o plano de transporte público coletivo teve como um de seus produtos a rede metropolitana de transporte coletivo, na qual estão inseridos os terminais e outras estruturas, como pontos de ônibus, corredores, estações de metrô, dentre outras, para interligação e melhoria na mobilidade urbana.

Em relação aos terminais, Joana apontou como benefícios para a população: viagens mais rápidas e confortáveis; informações claras ao usuário com quadras de informação; acessibilidade universal e bicicletários; áreas confortáveis com banheiros gratuitos e fraldários; Wi-Fi gratuito; segurança com vigilância 24h; controle operacional para fiscalização do Poder Público; sustentabilidade; limpeza, manutenção e conservação. Em relação à eficácia na mobilidade, a diretora citou o sistema MOVE em BH, que levou a uma diminuição de até 40 minutos nos tempos das viagens.

Na sequência, ela abordou os projetos específicos para os quatro terminais de Contagem e esclareceu que os bairros atendidos atualmente não o deixaram de ser e que a frequência de viagens deve aumentar. O terminal Ferrugem, na avenida Tito Fulgêncio, bairro Ferrugem, deverá contar com 36 linhas no total e será integrado com a linha 2 do metrô. O Petrolândia, na rua Renato Azeredo, bairro Santa Helena, terá 10 linhas. O Vargem das Flores, na rodovia LMG-808, no Darcy Ribeiro, terá 25 linhas. Por fim, o Eldorado, terminal já existente, será requalificado, mas não deve contar com novas linhas.

Participação popular

Após a exposição técnica, os participantes puderam apresentar suas contribuições. Os cidadãos Gabriel Casadei, Isabel Chiodi, Ane Húngaro e Kaiode Biague se manifestaram. Foram levantadas diversas dúvidas e sugestões.

Dúvidas

  • continuidade ou não do itinerário atual dos ônibus metropolitanos que passam por Contagem;
  • conclusão da linha 2 do metrô;
  •  potenciais riscos de sobreposições de linhas de transporte municipal e metropolitano;
  •  viabilidade de alguns trajetos;
  •  integração entre terminais e linha de metrô;

Sugestões

  • priorizar do transporte sobre trilhos;
  • melhorar os ônibus para que as pessoas optem por esse transporte em vez de motos e carros;
  • integração entre as passagens municipais e metropolitanas, tarifa zero ou passagem com valor reduzido para estudantes
  • integração do sistema de transporte metropolitano com o MOVE da Pampulha;
Vereadora Moara Saboia. Foto: Cleide Amaral.

A vereadora Moara Saboia, por sua vez, lamentou a ausência de representantes da Seinfra em outras audiências realizadas em Contagem e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em que o transporte público foi discutido. Ela destacou a importância de se estender a linha 1 do metrô até o viaduto Beatriz para melhor interligação de Contagem e Betim com Belo Horizonte e também de se ampliar os investimentos em transporte sobre trilhos. Por fim, questionou sobre a integração do sistema metropolitano com o SIM, de Contagem. “Como será essa integração? Haverá integração na passagem? A gente vive, em Contagem, a situação de alguns bairros em que a passagem chega até a 10 reais! As pessoas não vão pegar Uber, carona pra chegar até o terminal e pagar mais essa passagem”, disse.

 

 

Respostas

Após a participação popular, Joana Brasil explicou como se dará a integração de algumas linhas de ônibus existentes e confirmou que a conclusão da linha 2 do metrô está garantida, destacando, inclusive, a importância de se fortalecer esse transporte. Em relação à integração tarifária, ela revelou que há discussões a respeito. “O primeiro passo foi dado, que foi fazer a integração física. Foi criado um GT de integração para trabalharmos a questão tarifária. Estamos alinhados com a Prefeitura de Contagem, ela faz parte desse GT. Essa integração é muito importante e está no nosso radar”. A respeito da integração com o MOVE da Pampulha, ela disse que essa é uma demanda recorrente e que há uma ideia de se implementar uma linha piloto saindo do terminal Ressaca em direção à estação Vilarinho passando por essa região. “Traria um ganho muito grande”, comentou.

Joana Brasil também enfatizou que um dos objetivos do projeto é trazer os terminais para perto de onde as pessoas moram, possibilitando a integração com outras modalidades de transporte (bicicletas, carros, metrô etc). Sobre uma possível sobreposição de linhas, a construção dos terminais é vista como uma oportunidade de se diminuir esse problema. Nesse sentido, Joana reforçou que a Seinfra e o Poder Executivo municipal contagense estão alinhados para tratar do assunto.

Sobre a pergunta de Moara a respeito da expansão da linha 1 até o viaduto Beatriz, Joana ressaltou que a Prefeitura de Contagem e o Governo Estadual estão articulados para efetivar essa ampliação. “O projeto foi enviado para o PAC de Investimentos e a previsão é de que se tenha a resposta nas próximas semanas”, explicou.

Consulta pública

A audiência realizada em Contagem compõe um conjunto de audiências que, desde 23/06, têm sido promovidas em cidades da região metropolitana para acolher contribuições da sociedade e qualificar o projeto. As audiências anteriores foram em Nova Lima, São José da Lapa, Santa Luzia e Ribeirão das Neves. A população também pode encaminhar suas dúvidas e sugestões pelo email: terminais@infraestrutura.mg.gov.br. O prazo final da consulta pública se encerra em 13/07. Mais informações no site da Seinfra.

Confira as fotos do evento no Flickr da Câmara de Contagem.

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