Contagem é uma das cidades participantes do programa federal “Melhor em Casa”, que busca a desospitalização de pacientes, quando possível, para continuidade de tratamento de saúde em casa, desafogando a rede de urgência e emergência e a central de leitos.
O SAD – Serviço de Atenção Domiciliar, em Contagem, funciona desde 2012 e, de lá para cá, tem ampliado suas equipes e especialidades, se tornando referência nacional neste tipo de serviço, sendo a única cidade a desenvolver cuidados com assistência neonatal e recebendo a visita de profissionais de diversas partes do Brasil, que buscam a expertise do município no atendimento domiciliar.
Ligado à Superintendência de Urgência e Emergência e Gestão Hospitalar, da Secretaria Municipal de Saúde, o SAD ganhou destaque na Tribuna Livre da 18ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, realizada na manhã da última terça-feira (07/06), que contou com a participação da sua gestora, a enfermeira Andreia Devislanne Ribeiro.
Na ocasião, Andreia explicou um pouco sobre os serviços oferecidos pelo programa de atendimento domiciliar, que atualmente abrange as áreas clínica, pediátrica, ortopédica, cuidados paliativos, oxigenoterapia, antibioticoterapia e, mais recentemente, faz reabilitação de pacientes no pós-covid.
“Em sua maioria, são pacientes críticos, que precisam de medicação intravenosa constante, de 8 em 8, 12 em 12 ou 24 em 24 horas, ou aqueles que necessitam de equipamentos de manutenção de vida e acompanhamento diário. A equipe do SAD, nestes casos, faz visitas diárias, semanais ou dia sim, dia não, fazendo o revezamento dos cuidados”, explica Andreia.
Além disso, fazendo a captação dos pacientes que se encontram na rede de urgência e emergência, o SAD garante o treinamento das famílias e a preparação da residência do paciente, para que ele possa ser assistido com segurança em casa.
Números
Composto por equipes básicas (Emap) e equipes especializadas multiprofissionais (Emad), em todas as regionais da Cidade, cada grupo pode atender até 50 pacientes por dia, dependendo do perfil do assistido. No primeiro trimestre de 2022, o SAD já conseguiu desospitalizar 430 pacientes. Atualmente, são 488 pacientes em Contagem sob os cuidados do serviço da oxigenioterapia, sendo dez deles em ventilação mecânica. Só neste mês de junho, as equipes do programa já fizeram 524 visitas a pacientes em domicílio.
A equipe Emap- formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, nutricionista e cirurgião-dentista – já atendeu 1.280 pacientes domiciliares somente este ano, e a Emad, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisiotepapeutas e assistentes sociais, já atendeu 8.237. Segundo Andreia, o grande desafio, agora, é captar os pacientes residentes em Contagem que estão nas redes de urgência e emergência da Região Metropolitana.
Os vereadores Zé Antônio do Hospital, Carlin Moura e Vinícius Faria pediram aparte à fala da gestora e parabenizaram o trabalho do SAD. “Primeiro, pela desospitalização, que é fundamental. Segundo, pela humanização, porque quando o paciente é atendido no seio da sua família, os indicadores mostram o ganho que ele tem, inclusive diminuindo o tempo de recuperação. Assim, eu gostaria de parabenizar e dizer que fortalecer o SAD é nosso propósito, sempre”, encerrou Carlin.
Para conhecer mais o SAD Contagem e solicitar o atendimento, basta entrar no site da Prefeitura de Contagem (https://www.contagem.mg.gov.br/sad/). Lá, é possível ter acesso ao formulário eletrônico de solicitação das equipes e também ao cadastro da oxigenioterapia.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...