ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Selo Empresa Humanizada pretende promover empregos para familiares de presos

22 de junho, por Leandro Perché

A população carcerária de Minas Gerais é a segunda maior do país, chegando a mais de 62 mil pessoas, segundo registros de 2021 do Monitor da Violência, levantamento realizado pelo portal G1. E diversas pesquisas demonstram que as repercussões da privação de liberdade não se restringem ao indivíduo, tendo impactos relevantes, do ponto de vista material e imaterial, em toda a família do preso.

Com o objetivo de oferecer mais condições para a manutenção da dignidade econômica e moral dessas famílias, a Câmara de Contagem aprovou, na última semana, o Projeto de Lei (PL) 91/2022, proposto pela vereadora Daisy Silva (Republicanos). Trata-se da concessão de uma certificação para as empresas que contratarem parentes de primeiro grau de pessoa privada de liberdade.

A matéria cria o selo “Empresa Humanizada” e permite que o poder Executivo realize cursos de formação e especialização de mão de obra para as empresas que aderirem ao projeto. Prevê, ainda, a ampla divulgação dessas instituições.

“Infelizmente, a sociedade ainda tem a ideia de que parente de preso é criminoso, o que não é uma verdade. Nós que advogamos, ou que estamos em contato direto com essa realidade em ONGs e dentro de comunidades, sabemos que uma das situações que acontecem é que familiares de presos por tráfico são aliciados por criminosos locais, que colocam para eles que essa seria a única forma de subsistência”, explica a vereadora.

Daisy Silva completa que, “por essa razão, a proposta é dar a oportunidade para que esse familiar tenha um emprego formal, que possa levar dignidade para a sua casa e que, assim, tornemos a sociedade mais segura e melhor”.

Critérios

A matéria determina que o selo será concedido anualmente para as empresas que ofereçam vaga de emprego ou serviço para esse público, considerando alguns critérios. Um deles é apresentação uma carta de compromisso que conste a responsabilidade da empresa com os funcionários em relação às normas de direito trabalhista. E a adoção de políticas que fomentem a inclusão ou aumento do emprego aos parentes de pessoas privadas de liberdade.

Ela pretende ainda a manutenção de ambientes de trabalho com observância à saúde, à integridade física e à dignidade de seus funcionários, incluindo os familiares de presos; além de firmar parcerias com órgãos e instituições que tenham como visão a oferta e a defesa da valorização do emprego para parentes de primeiro grau de pessoas privadas de liberdade.

O PL propõe também que a concessão do selo “Empresa Humanizada” caberá ao poder Executivo, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Direitos Humanos e Cidadania. E que a Prefeitura determinará os requisitos a serem exigidos para a habilitação das empresas para a certificação, bem como outras regras para a concessão e utilização do selo.

Aprovado em dois turnos e redação final na Câmara, o PL segue para sanção do Executivo, e passa a valer como lei com sua publicação no Diário Oficial do Município. Caso seja vetado, retorna para nova votação pelos vereadores.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem