ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores aprovam Política Municipal de Atenção à Saúde do Homem

25 de junho de 2022, por Leandro Perché

Vários estudos comparativos têm comprovado o fato de que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres. A despeito da maior vulnerabilidade e das altas taxas de morbimortalidade, os homens não buscam, com a mesma frequência que as mulheres, os serviços de atenção básica.

Com o objetivo de melhorar esses índices, contribuindo para a melhoria da saúde masculina, a Câmara de Contagem aprovou, na última semana, um projeto de lei que institui a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem. Proposta pelo vereador Daniel Carvalho (PSD), a matéria (PL 206/2021) traz uma série de diretrizes que envolvem ações de conscientização, prevenção, assistência e acesso aos serviços de saúde especializados.

“Essa proposta visa facilitar o acesso aos serviços de atenção integral à saúde, por meio de ações e campanhas educativas para alertar e orientar sobre a importância dos cuidados básicos com a saúde, prevenção de doenças e, especialmente, as consideradas mais silenciosas e que podem ser diagnosticadas precocemente”, explicou Carvalho, durante a apreciação em primeiro turno.

Diretrizes

Como princípios dessa política, a nova legislação determina a universalidade e equidade das ações e serviços de saúde para a população masculina; humanização e qualificação da atenção integral à saúde do homem; corresponsabilidade; e orientação da sociedade sobre a promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação dos agravos e das enfermidades.

Em relação às diretrizes, tem destaque a integralidade da assistência à saúde do usuário em todos os níveis da atenção, estabelecendo uma dinâmica de referência e contrarreferência entre a atenção básica e as de média e alta complexidades, assegurando continuidade no processo. E a compreensão sobre os modos de vida e situação social do indivíduo, e seu impacto na saúde, para promover intervenções sistêmicas.

Trata, ainda, da reorganização dos serviços públicos e das ações de saúde, com uma proposta inclusiva e de acolhimento; da capacitação das equipes de saúde; da implementação hierarquizada da Política, priorizando a atenção básica; da integração dessa política com outros programas, ações e estratégias da Secretaria Municipal de Saúde; e do fomento ao debate no Conselho Municipal de Saúde e da realização de campanhas educativas sobre o tema.

Implementação

O vereador Daniel Carvalho (PSD) explicou que apresentou o projeto em novembro do ano passado, e que trabalhou para que, além de interesse público, ele fosse admitido em relação à questão legal e constitucional. A partir daí, recebeu pareceres favoráveis da procuradoria da Casa e das comissões.

A líder de governo na Câmara, vereadora Moara Saboia (PT), parabenizou o autor pela iniciativa. “Um dos princípios fundamentais do SUS é a equidade, que é tratar de forma diferente as pessoas de acordo com suas especificidades. Por isso, temos políticas específicas para as pessoas com deficiência, para as mulheres, para negros e negras, para a população LGBT e para a saúde do homem. Já tivemos um ambulatório específico, que foi fechado pela pouca adesão dos homens, mas o projeto vai ajudar a buscar atingir esse público, que enfrenta doenças e realidades diferentes”, destacou.

“Esperamos que a lei seja sancionada nos próximos meses, para que essa política pública possa ser amplamente divulgada no Novembro Azul, numa grande campanha de prevenção e combate às doenças que atingem os homens da nossa cidade”, concluiu Daniel Carvalho.

Veja mais notícias

Vereadores buscam entendimentos entre AEE e Prefeitura de Contagem

Na terça-feira (28/10), os vereadores receberam os profissionais de inclusão na plenária e, juntos, participaram de reunião na Secretaria Municipal...

31 de outubro, por Leandro Perché

Filmes de Plástico recebe moção de congratulações

Marte Um, No Coração do Mundo, Temporada e Baronesa são algumas das mais de 20 produções da premiada produtora contagense Filmes de Plástico, que r...

31 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Câmara incentiva métodos naturais de combate à dengue

O Brasil registrou, em 2024, um triste recorde: mais de 6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes pela doença. Os dados do Ministério da Saúde re...

30 de outubro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem