ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Contagem terá política municipal voltada especialmente para PCD maiores de 18 anos

2 de agosto, por lorena.carazza

O retorno das reuniões plenárias do segundo semestre na Câmara Municipal de Contagem foi marcado pela participação de integrantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) na Tribuna Livre, na manhã desta terça-feira (02/08). Convidadas pelo vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), as participantes do Conselho, Elizabeth Vasconcelos Rezende Crepaldi e Marlene Aparecida Torres Fernandes, falaram sobre as expectativas pela implantação da política municipal voltada para este público.

Depois de passar pessoalmente por várias secretarias municipais, uma comissão formada por membros do CMDPCD, acompanhada pelo vereador Arnaldo de Oliveira, enfim conseguiu dar mais um passo em uma demanda que há anos faz parte das lutas de pais e familiares de pessoas com deficiência (PCD) na cidade.

A política pública municipal voltada para as pessoas com deficiência com mais de 18 anos será, em breve, uma realidade em Contagem, por meio da criação de um projeto de lei que será formulado e enviado pela Prefeitura Municipal de Contagem ao Legislativo. Um dos principais pontos do projeto, comemorado pelo Conselho, será a criação e execução de projetos e programas que permitam a ocupação, socialização e aprendizado das pessoas com deficiência que terminam o ciclo escolar regular.

“Esta é uma manhã de muita festa e alegria, pois consolida a vitória, depois de anos e anos, dessa luta das mães das nossas ‘sempre crianças’ que estão com mais de 18 anos”, disse Arnaldo, se referindo às PCD. “Quando passam dos 18 anos de idade e terminam o período escolar regular, fica a preocupação da família sobre a continuidade do aprendizado, sobre eles ficarem em casa, sem atividades”, completou.

“Eles sentem falta, precisam de atendimento e aprendem. Assim como nós, as pessoas com deficiência não param de aprender. Por isso, nossa alegria, minha e da Beth, em falar aqui em nome de todas as mães, porque a luta é muito grande. A gente se sente impotente tendo um filho nervoso, agitado e ocioso dentro de casa” desabafou Marlene.

Em aparte à fala de Marlene e Elizabeth, Carlin Moura parabenizou a luta e a atuação constante do vereador Arnaldo de Oliveira em prol das PCD. Além disso, o vereador reforçou a posição de destaque da cidade de Contagem em relação ao conjunto de políticas e equipamentos públicos voltados para as pessoas com deficiência, “apesar de todas as dificuldades”, destacando o Centro Especializado em Reabilitação Antônio de Oliveira (CER IV) e o programa Sem Limites.

Representando o empenho efetivo da Câmara na proposição desta política pública, o vereador Arnaldo de Oliveira protocolou uma indicação solicitando formalmente à prefeita Marília Campos que encaminhe à Câmara o projeto de lei que dispõe sobre o tema, especificamente. Por fim, o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), parabenizou os representantes do Conselho e os pais de alunos da Escola Municipal Antônio Carlos Lemos, que atende crianças e adolescentes com deficiência, presentes nas galerias do plenário. 

Alex aproveitou também para falar que a Câmara tem feito obras e adaptações para possibilitar a recepção digna de pessoas com deficiência no prédio do Legislativo e citou a tramitação do PL 013/2022, de autoria do Poder Executivo, que em breve será votado em plenário e que trata da isenção da tarifa de ônibus para as pessoas com todos os tipos de deficiência residentes em Contagem.

 

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem