Apesar de diferentes, charge, cartum, caricatura e grafite têm um aspecto em comum: são manifestações artísticas que surgiram, em algum momento, como forma de crítica social. Exatamente por este motivo, elas não foram consideradas como arte – ao patamar da música, da pintura e do teatro, por exemplo – por muito tempo, compondo a lista das manifestações “marginais”.
Atualmente, essas atividades são exemplos da transformação das artes através dos tempos, especialmente com o surgimento do conceito de arte contemporânea, em que se abandonam os conceitos clássicos e acontece a aproximação com a cultura pop, a fusão entre obra de arte e vida cotidiana e a liberdade nas produções artísticas.
A Câmara de Contagem, pela importância dessas artes, acaba de aprovar um projeto de lei de autoria do vereador Ronaldo Babão – PL 007/2022, que reconhece a charge, a caricatura, o cartum e o grafite como manifestações da cultura contagense, “cabendo ao poder público garantir sua livre expressão artística, bem como promover sua valorização e preservação”.
Aprovado nesta terça-feira (27/09), durante a 32ª reunião ordinária, recebeu o voto favorável de todos os vereadores presentes, e agora deve ser avaliado pela Prefeitura de Contagem. Caso seja sancionado, passa a valer como lei municipal.
Curiosidade
Contagem tem o maior mural de grafite de Minas Gerais, inaugurado em 2019. Ele está no complexo da Belgo, localizado em partes das avenidas General David Sarnoff, Babita Camargo, Cardeal Eugênio Pacelli e Rua Dr. José Américo Cansado. São cerca de 260 metros de expressividade e arte urbana chamando a atenção, enaltecendo e valorizando a arte urbana. As pinturas foram feitas em uma “live painting” (pintura ao vivo) com mais de 50 grafiteiros de Contagem e do Brasil.
Outra relação importante da cidade com o grafite está na “pintura oficial” da trincheira do Itaú. No lugar de um muro cinza que com o tempo seria tomado por pichações e cartazes, a trincheira foi preenchida com mais de 400 metros de grafites que contam a história do município, cronologicamente, e revelam diferentes estilos dos artistas da região.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...