ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto reconhece manifestações de arte contemporânea na cultura contagense

27 de setembro de 2022, por Lorena Carazza

Apesar de diferentes, charge, cartum, caricatura e grafite têm um aspecto em comum: são manifestações artísticas que surgiram, em algum momento, como forma de crítica social. Exatamente por este motivo, elas não foram consideradas como arte – ao patamar da música, da pintura e do teatro, por exemplo – por muito tempo, compondo a lista das manifestações “marginais”.

Atualmente, essas atividades são exemplos da transformação das artes através dos tempos, especialmente com o surgimento do conceito de arte contemporânea, em que se abandonam os conceitos clássicos e acontece a aproximação com a cultura pop, a fusão entre obra de arte e vida cotidiana e a liberdade nas produções artísticas.

A Câmara de Contagem, pela importância dessas artes, acaba de aprovar um projeto de lei de autoria do vereador Ronaldo Babão – PL 007/2022, que reconhece a charge, a caricatura, o cartum e o grafite como manifestações da cultura contagense, “cabendo ao poder público garantir sua livre expressão artística, bem como promover sua valorização e preservação”. 

Aprovado nesta terça-feira (27/09), durante a 32ª reunião ordinária, recebeu o voto favorável de todos os vereadores presentes, e agora deve ser avaliado pela Prefeitura de Contagem. Caso seja sancionado, passa a valer como lei municipal.

Curiosidade

Contagem tem o maior mural de grafite de Minas Gerais, inaugurado em 2019. Ele está no complexo da Belgo, localizado em partes das avenidas General David Sarnoff, Babita Camargo, Cardeal Eugênio Pacelli e Rua Dr. José Américo Cansado. São cerca de 260 metros de expressividade e arte urbana chamando a atenção, enaltecendo e valorizando a arte urbana. As pinturas foram feitas em uma “live painting” (pintura ao vivo) com mais de 50 grafiteiros de Contagem e do Brasil.

Outra relação importante da cidade com o grafite está na “pintura oficial” da trincheira do Itaú. No lugar de um muro cinza que com o tempo seria tomado por pichações e cartazes, a trincheira foi preenchida com mais de 400 metros de grafites que contam a história do município, cronologicamente, e revelam diferentes estilos dos artistas da região. 

Veja mais notícias

Contagem quer endurecer regras contra furto de cabos e metais

Em julho deste ano, a Lei Federal nº 15.181/2025 tornou mais severas as punições para os crimes de furto, roubo e receptação de fios, cabos ou equi...

27 de agosto, por Lorena Carazza

PL atualiza Política de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Foi aprovado nesta terça-feira, 26/08, o Projeto de Lei 62 de 2025, que traz modificações para a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Ag...

27 de agosto, por Marco Túlio de Sousa

Prevenção à violência escolar: Câmara aprova projeto de lei em defe...

O Brasil é um dos países com os mais altos índices de agressões contra professores, figurando, ainda, no ranking de ambiente mais propício ao bully...

26 de agosto, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem