O Legislativo de Contagem esteve representado, nessa segunda-feira (27/02), no evento de apresentação dos projetos de reforma do Cine Teatro Municipal e da Praça da Jabuticaba. Na ocasião, o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), anunciou que o Legislativo devolverá ao Executivo recursos da ordem de R$ 5 milhões para as intervenções no prédio histórico, fechado desde 2012.
A reunião foi conduzida pela prefeita Marília Campos (PT) e pelo secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perillli, que apresentou as obras previstas. O gestor destacou que a Praça receberá novo paisagismo com bosque de jabuticabeiras, sanitários, piso tátil, nova iluminação, pista de caminhada e ciclovia, revitalização do espelho d’água, além da construção de uma grande marquise de convivência, e até um possível café-galeria.
Em relação ao Cine Teatro, Perilli explicou que as intervenções de limpeza já se iniciaram, e a perspectiva é que seja feita uma grande obra de reforma, com revisão elétrica e hidráulica; pintura geral; adequações de acessibilidade em todos os ambientes; novos projetos de climatização, acústico e de iluminação; instalação de novas poltronas e mobiliário; e estruturação de vários ambientes, como recepção, galeria, auditório, mezanino e até um pátio externo.
Presentes na ação, os vereadores Daniel Carvalho (PSD), Moara Saboia (PT), Ronaldo Babão (Cidadania) e Teteco (MDB) foram unânimes em enaltecer a iniciativa da Prefeitura de Contagem em revitalizar os dois espaços, valorizando a cultura, o lazer e o bem-estar da população.
Alex Chiodi destacou há mais de dez anos, os vereadores vêm cobrando das administrações municipais a reforma e reabertura do Cine Teatro, por ser um importante equipamento que faz parte da memória afetiva do contagense.
“No final do mandato da prefeita Marília Campos em 2012, ele foi fechado, deixando uma lacuna, por ser um espaço único na cidade. Nesses anos, apesar das lutas, cobranças, audiências públicas, não conseguimos avançar nessa questão, e o Cine Teatro ficou abandonado. Agora, temos essa grande conquista com o retorno da Prefeita. Por isso, tenho muita alegria em apoiar esse governo, que tem cumprido seu compromisso de resgatar os espaços culturais da cidade”, comemorou o presidente da Câmara.
Marília Campos ressaltou que essas iniciativas refletem a preocupação de sua gestão em ajudar a população a “recuperar suas relações culturais e afetivas, e revitalizar esses espaços e promover cultura é promover o bem comum, garantir o fortalecimento da identidade do nosso município e estimular o encontro”.
Em relação aos custos das obras, a prefeita destacou que serão investidos recursos próprios do Município. “No caso do Cine Teatro, inclusive, pedimos ajuda da Câmara”, revelou Marília, passando a palavra para Alex Chiodi. “Vamos economizar e contribuir com R$ 5 milhões”, completou o vereador.
Ao final do evento, foram formadas duas comissões, cada uma com dez moradores da região, para acompanhar o andamento das obras e debater e propor, no caso do Cine Teatro, um plano de ocupação e atividades para o espaço. De acordo com a Administração, os vereadores terão espaço aberto nessas instâncias para participar ativamente das deliberações.
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Essa resolução deu origem à camp...
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...