Os vereadores de Contagem aprovaram, na última semana, durante a reunião ordinária, o Projeto de Lei (PL) 143/2022, que propõe a divulgação da identificação do mutismo seletivo por meio de material impresso e digital. Proposta pelo vereador Daniel Carvalho, a ideia é ampliar a divulgação sobre esse transtorno psicológico e, consequentemente, auxiliar no diagnóstico.
De acordo com o texto, o material de divulgação deve considerar as dificuldades de comunicação em ambientes sociais, o excessivo comportamento não verbal, a falta de contato visual em situações de proximidade a pessoas estranhas e a timidez excessiva a ponto de não expressar sequer as necessidades fisiológicas. Além disso, deve destacar que os comportamentos não verbais se manifestam da seguinte forma: por meio de gestos, acenando com a cabeça, cochichando ou sussurrando no ouvido dos pais e usando palavras curtas de forma inaudível.
O parlamentar, que recentemente abraçou essa causa no município, ressalta a importância do diagnóstico precoce para evitar problemas que podem acarretar prejuízos na vida escolar. “Sabemos que o mutismo seletivo é um transtorno psicológico caracterizado pela recusa em falar em determinadas situações, sendo comum que se confunda com a timidez. Por isso, é extremamente relevante que as pessoas tenham conhecimento do transtorno e possam ter acesso ao tratamento adequado”, afirma Carvalho.
Mutismo seletivo
O mutismo seletivo é a dificuldade em falar em situações sociais específicas (como na escola), mesmo que não tenha problemas para falar em outras situações, como falar com os pais. É uma desordem psicológica rara que normalmente afeta crianças entre os dois e cinco anos, sendo mais comum nas meninas. Geralmente envolve pessoas tímidas, introvertidas e ansiosas.
Dia de Conscientização
Tramita na Câmara de Contagem o PL 106/2022, também de autoria de Daniel Carvalho, que institui no calendário oficial do município o “Dia de Conscientização do Mutismo Seletivo”, a ser comemorado anualmente no dia 31 de outubro. A proposta consiste em informar e conscientizar a população sobre o tema, por meio de reuniões, palestras, seminários e eventos em geral. Além de capacitação dos profissionais da rede pública de saúde para que eles possam realizar diagnósticos, encaminhamentos e tratamentos específicos.
Mesmo antes do início da Sessão Legislativa de 2025, que será aberta em 04 de fevereiro, com a 1ª Reunião Ordinária do ano, os vereadores já protoc...
Uma manhã de domingo inesquecível para a comunidade da paróquia de São Judas Tadeu na Igreja de São Sebastião, no Eldorado. Contando com grande núm...
A Câmara Municipal de Contagem recebeu na manhã desta quarta-feira (15/01) o Comandante da 2ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) coro...