ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova valorização de professores de educação infantil

12 de julho de 2023, por Leandro Perché

Seguindo a política da administração municipal de valorização dos servidores públicos, a Câmara de Contagem aprovou, nessa terça-feira (11/07), um projeto que pretende melhorar o nível salarial dos servidores da Rede Municipal de Educação que cumprem jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O Projeto de Lei Complementar 09/2023 altera a Lei Complementar 90/2010, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do quadro setorial da educação e da Funec (Fundação de Ensino de Contagem). Ele mantém o nível de vencimento dos cargos com jornada de 22 horas e meia semanais (Nível XIII-A); enquadra, proporcionalmente, os cargos de 40 horas (Nível XVIII), incluindo Professor de Educação Básica 3 (PEB-3) e Pedagogo 2 (PED-2), e melhorando de forma relevante o nível salarial de Professor de Educação Infantil (PEI).

Esse último cargo passa do Nível IX para o mesmo nível dos outros cargos de 40 horas. Para se ter uma ideia, na tabela de vencimentos, o nível inicial do professor de educação infantil passaria de R$ 4.676,40 para R$ 6.206,35.

“A padronização indicada torna o vencimento-base dos profissionais que atuam na Rede Municipal de Educação com carga horária de 40 horas semanais mais atrativo, a fim de garantir a composição deste quadro com servidores qualificados e melhor remunerados, o que repercute na qualidade dos serviços públicos prestados aos munícipes, preservando, ainda, o pagamento acima do piso salarial nacional”, explica o texto anexo ao projeto.

Durante a votação em primeiro turno, na última semana, a líder de governo, vereadora Moara Saboia (PT) pediu a palavra para apontar a importância da proposição. “O projeto garante tratamento isonômico a todos os professores do município, pois havia uma diferença de hora-aula entre aqueles que trabalhavam 22 horas e meia e 40 horas semanais. Então, é mais um projeto de reajuste para os servidores de Contagem. Há um ano e meio, a gente aprovou dezenas de projetos nesse sentido, e esse é mais um de valorização da Educação”.

Aprovado em dois turnos, o projeto de lei complementar segue agora para sanção da Prefeitura de Contagem, e passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.

* Foto: Janine Moraes/PMC

Veja mais notícias

Legislativo comemora anúncio de cirurgias cardíacas em Contagem

Os vereadores de Contagem participaram, na manhã deste sábado (12/07), da visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao Centro Materno Infanti...

12 de julho, por Leandro Perché

Vereadores participam de seminário sobre a reforma tributária

A Câmara de Contagem esteve representada na abertura do Seminário Intermunicipal Impactos da Reforma Tributária nos Municípios, realizado no audi...

11 de julho, por Leandro Perché

Primeiro semestre da Câmara registra recorde de projetos de lei

A Câmara de Contagem encerrou o primeiro semestre legislativo de 2025 na última semana, registrando um recorde de projetos de lei (PL) protocolados...

9 de julho, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem