ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova valorização de professores de educação infantil

12 de julho de 2023, por Leandro Perché

Seguindo a política da administração municipal de valorização dos servidores públicos, a Câmara de Contagem aprovou, nessa terça-feira (11/07), um projeto que pretende melhorar o nível salarial dos servidores da Rede Municipal de Educação que cumprem jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O Projeto de Lei Complementar 09/2023 altera a Lei Complementar 90/2010, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do quadro setorial da educação e da Funec (Fundação de Ensino de Contagem). Ele mantém o nível de vencimento dos cargos com jornada de 22 horas e meia semanais (Nível XIII-A); enquadra, proporcionalmente, os cargos de 40 horas (Nível XVIII), incluindo Professor de Educação Básica 3 (PEB-3) e Pedagogo 2 (PED-2), e melhorando de forma relevante o nível salarial de Professor de Educação Infantil (PEI).

Esse último cargo passa do Nível IX para o mesmo nível dos outros cargos de 40 horas. Para se ter uma ideia, na tabela de vencimentos, o nível inicial do professor de educação infantil passaria de R$ 4.676,40 para R$ 6.206,35.

“A padronização indicada torna o vencimento-base dos profissionais que atuam na Rede Municipal de Educação com carga horária de 40 horas semanais mais atrativo, a fim de garantir a composição deste quadro com servidores qualificados e melhor remunerados, o que repercute na qualidade dos serviços públicos prestados aos munícipes, preservando, ainda, o pagamento acima do piso salarial nacional”, explica o texto anexo ao projeto.

Durante a votação em primeiro turno, na última semana, a líder de governo, vereadora Moara Saboia (PT) pediu a palavra para apontar a importância da proposição. “O projeto garante tratamento isonômico a todos os professores do município, pois havia uma diferença de hora-aula entre aqueles que trabalhavam 22 horas e meia e 40 horas semanais. Então, é mais um projeto de reajuste para os servidores de Contagem. Há um ano e meio, a gente aprovou dezenas de projetos nesse sentido, e esse é mais um de valorização da Educação”.

Aprovado em dois turnos, o projeto de lei complementar segue agora para sanção da Prefeitura de Contagem, e passa a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.

* Foto: Janine Moraes/PMC

Veja mais notícias

Projeto cria Dia do Escritor em Contagem

Uma cidade que valoriza a própria cultura reconhece os talentos que a constroem. Com essa perspectiva, a Câmara de Contagem aprovou, na terça-feira...

12 de dezembro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto delimita áreas de preservação ambiental urbana em Contagem

Matéria aprovada na Câmara reduz a faixa de APP em torno de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas. Com o objetivo de conciliar o ordenamento...

10 de dezembro, por Leandro Perché

Dezembro Verde: ações da Câmara contra o abandono e maus-tratos aos...

Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...

9 de dezembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem