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Com mutirão e nova sede, Procon dobra número de atendimentos em julho

9 de agosto, por Marco Túlio de Sousa

O Procon Câmara de Contagem tem se notabilizado pela qualidade dos serviços prestados à população. Só no mês de julho foram 437 atendimentos, o dobro da quantidade registrada no mês anterior (220). Desse total, 141 consumidores foram recebidos durante o mutirão de negociação de dívidas com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).

Ariane Gomes (esq.) destaca agilidade no atendimento. Foto: Elis Júnior.

De acordo com a coordenadora da unidade, Rariucha Braga Augusto, além da realização do mutirão, a construção da nova sede, inaugurada em maio, contribuiu para a ampliação dos atendimentos. “A nova estrutura promoveu maior acessibilidade e visibilidade ao órgão, que antes ficava em um espaço interno da Câmara. As pessoas passam em frente à Câmara, veem a placa, sabem que o serviço existe e nos procuram”, destacou Rariucha.

Dessa forma, a Câmara traz para perto do cidadão um serviço que é reconhecido nacionalmente pela sua importância na resolução de conflitos. Ariane Gomes, dona de casa, procurou o órgão em Contagem pela primeira vez na manhã desta quarta (09/08) e saiu com impressão positiva. “A experiência foi bem rápida. Chegamos e já fomos bem atendidas e devidamente orientadas”, comentou.

Três tipos de ações são realizadas pelo Procon. Nos atendimentos preliminares, identifica-se se a demanda do cidadão pode ser resolvida pelo órgão. Caso não o seja, ele é orientado a respeito das instituições que deve procurar. Sendo a situação de competência do Procon, os funcionários fazem contato telefônico com a empresa e o consumidor já pode sair dali com o problema resolvido. Nas CIPs (Cartas de Informações Preliminares), o Procon emite uma carta endereçada ao fornecedor com o fim de intervir no conflito para resolução mais rápida ou solicitar informações. A CIP pode ser encaminhada de forma eletrônica ou física. Na primeira, o fornecedor tem 10 dias para retornar, já na segunda o prazo é de 30 dias. Por fim, o órgão realiza audiências de conciliação com o cidadão e a empresa.

Além dos atendimentos regulares, o PROCON promove mutirões de negociação de dívidas com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Cemig e instituições bancárias, garantindo boas condições de parcelamento ao cidadão. Em 2023, já foram realizados os mutirões com a Copasa e a Cemig. A data do mutirão com as instituições bancárias será definida nos próximos meses.

Agende seu atendimento online

O atendimento individualizado do Procon Câmara pode ser agendado online pelo portal www.cmc.mg.gov.br/procon. O órgão funciona de 09h às 18h, de segunda à sexta. Para o atendimento presencial, o consumidor deve comparecer na unidade com os seguintes documentos físicos:

– Carteira de Identidade e CPF;

– Comprovante de endereço recente (dos últimos 90 dias) de Contagem, em nome do consumidor que deseja o atendimento;

– Demais documentos referentes à reclamação, incluindo números de protocolo, endereço e CNPJ da empresa que será reclamada, além dos documentos que comprovem a relação de consumo (nota fiscal, ordem de serviço da assistência técnica, fatura, boleto, contrato e etc).

– Caso os documentos que comprovem a relação de consumo não estejam em nome da pessoa que irá fazer a reclamação, ou esta queira se fazer representar por outra pessoa, é necessária uma procuração emitida pelo próprio órgão, sem necessidade autenticação em cartório.

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