ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Com mutirão e nova sede, Procon dobra número de atendimentos em julho

9 de agosto de 2023, por Marco Túlio de Sousa

O Procon Câmara de Contagem tem se notabilizado pela qualidade dos serviços prestados à população. Só no mês de julho foram 437 atendimentos, o dobro da quantidade registrada no mês anterior (220). Desse total, 141 consumidores foram recebidos durante o mutirão de negociação de dívidas com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).

Ariane Gomes (esq.) destaca agilidade no atendimento. Foto: Elis Júnior.

De acordo com a coordenadora da unidade, Rariucha Braga Augusto, além da realização do mutirão, a construção da nova sede, inaugurada em maio, contribuiu para a ampliação dos atendimentos. “A nova estrutura promoveu maior acessibilidade e visibilidade ao órgão, que antes ficava em um espaço interno da Câmara. As pessoas passam em frente à Câmara, veem a placa, sabem que o serviço existe e nos procuram”, destacou Rariucha.

Dessa forma, a Câmara traz para perto do cidadão um serviço que é reconhecido nacionalmente pela sua importância na resolução de conflitos. Ariane Gomes, dona de casa, procurou o órgão em Contagem pela primeira vez na manhã desta quarta (09/08) e saiu com impressão positiva. “A experiência foi bem rápida. Chegamos e já fomos bem atendidas e devidamente orientadas”, comentou.

Três tipos de ações são realizadas pelo Procon. Nos atendimentos preliminares, identifica-se se a demanda do cidadão pode ser resolvida pelo órgão. Caso não o seja, ele é orientado a respeito das instituições que deve procurar. Sendo a situação de competência do Procon, os funcionários fazem contato telefônico com a empresa e o consumidor já pode sair dali com o problema resolvido. Nas CIPs (Cartas de Informações Preliminares), o Procon emite uma carta endereçada ao fornecedor com o fim de intervir no conflito para resolução mais rápida ou solicitar informações. A CIP pode ser encaminhada de forma eletrônica ou física. Na primeira, o fornecedor tem 10 dias para retornar, já na segunda o prazo é de 30 dias. Por fim, o órgão realiza audiências de conciliação com o cidadão e a empresa.

Além dos atendimentos regulares, o PROCON promove mutirões de negociação de dívidas com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Cemig e instituições bancárias, garantindo boas condições de parcelamento ao cidadão. Em 2023, já foram realizados os mutirões com a Copasa e a Cemig. A data do mutirão com as instituições bancárias será definida nos próximos meses.

Agende seu atendimento online

O atendimento individualizado do Procon Câmara pode ser agendado online pelo portal www.cmc.mg.gov.br/procon. O órgão funciona de 09h às 18h, de segunda à sexta. Para o atendimento presencial, o consumidor deve comparecer na unidade com os seguintes documentos físicos:

– Carteira de Identidade e CPF;

– Comprovante de endereço recente (dos últimos 90 dias) de Contagem, em nome do consumidor que deseja o atendimento;

– Demais documentos referentes à reclamação, incluindo números de protocolo, endereço e CNPJ da empresa que será reclamada, além dos documentos que comprovem a relação de consumo (nota fiscal, ordem de serviço da assistência técnica, fatura, boleto, contrato e etc).

– Caso os documentos que comprovem a relação de consumo não estejam em nome da pessoa que irá fazer a reclamação, ou esta queira se fazer representar por outra pessoa, é necessária uma procuração emitida pelo próprio órgão, sem necessidade autenticação em cartório.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem