ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

SECRETÁRIO MUNICIPAL DETALHA SITUAÇÃO DA SAÚDE EM CONTAGEM PARA VEREADORES

18 de fevereiro, por Administrador

Ricardo Faria anunciou também que, conforme acordado previamente com o prefeito Carlin Moura (PCdoB), deixará o cargo à disposição neste ano, para reassumir sua cadeira na Câmara Municipal.

Os vereadores de Contagem se reuniram, na última quinta-feira (13), na Câmara Municipal, com o secretário municipal de Saúde, Ricardo Faria. O objetivo do encontro foi avaliar a situação da Saúde do Município e esclarecer as denúncias veiculadas em grande mídia nos últimos dias – de que o secretário estaria usando licitações para financiar sua campanha nas próximas eleições.

A partir dos questionamentos da Comissão Externa de Saúde da Câmara, presidida pelo vereador Zé Antônio do Hospital Sta. Helena (PT), Ricardo Faria falou dos avanços e dificuldades da pasta que comanda. O secretário destacou que estar à frente da Saúde de Contagem é o maior desafio de sua vida, e que sua equipe tem “trabalhado com muito afinco, prezando a lisura e a transparência dos processos, para a modernização da gestão da Saúde no Município”.

Dentre as realizações de sua gestão, o representante do Executivo destacou a modernização dos processos, garantindo mais controle e transparência, e citou algumas obras e ações que estão previstas: o Centro Especializado de Reabilitação, que será construído na região da Sede para atender pacientes para reabilitação física, visual, intelectual e auditiva; 18 novas UBSs, sendo cinco já com o processo de licitação concluído; a vinda já de 16 profissionais do Programa Mais Médicos para Contagem, com previsão de mais 50; e a habilitação de Contagem para receber uma escola superior de Medicina, dentre outras realizações.

Sobre cirurgias de alta complexidade, o secretário ressaltou que já fez o pedido para a Comissão Intergestores do SUS, para que Contagem receba recursos para implantar cirurgias ortopédicas, além de serviços de radioterapia e quimioterapia no município. Segundo Ricardo, a Maternidade Municipal tem sido equipada, e já conta com mais sete obstetras, chamados do último concurso; e, nos próximos meses, serão entregues, o Caps Sede 24 horas, a UCE Ressaca e o Pronto Socorro JK.

Dentre as dificuldades, foram abordadas algumas questões relacionadas ao funcionalismo público e à modernização dos processos. Outro desafio seria a conclusão do Centro Materno Infantil, que, segundo o secretário, tem sido “uma obra difícil, por apresentar problemas no projeto, de ordem física e financeira, e pelo fato de o valor previsto não ser suficiente para sua conclusão”.

Denúncias

O secretário destacou, na reunião, que tomou conhecimento do conteúdo da gravação entregue à Rádio Itatiaia apenas minutos antes de ela ser veiculada. E explicou que são denúncias vazias, pois, além de sua vida política ter sido sempre pautada pela ética, há um controle institucional muito grande em relação às compras realizadas pelo poder público, o que inviabilizaria qualquer irregularidade.

“Todo o processo licitatório de compra segue um processo e não fica apenas sob responsabilidade de uma pessoa. Temos a comissão permanente de licitação, formada também por profissionais efetivos, com uma portaria que a regula. Quando há uma solicitação de compra, iniciamos um processo de tomada de três orçamentos, é publicado em jornais de ampla circulação, é publicizado no Diário Oficial de Contagem e no Portal da Transparência, marca-se um pregão, e inicia-se um processo licitatório em que muitos participam. E temos um controle interno muito forte, um procurador e assessores jurídicos que dão os pareceres sobre as compras” explicou Ricardo.

O secretário ressaltou também que suspeita de motivação política, já que os autores da acusação são de seu partido anterior. “A denúncia foi grave e o profissional Wagner foi exonerado, porque isso causa um constrangimento grande a uma gestão que tem avançado muito no município. Existe uma motivação talvez política, pois fui eleito vereador pelo Partido Verde, e saí da legenda por não compactuar com algumas questões ideológicas e apontamentos. Fui acolhido pelo PCdoB e estou muito feliz e à disposição do partido”.

Por fim, Ricardo Faria destacou que a secretaria está fazendo uma apuração de todos os contratos e convênios, para repassar à Câmara Municipal e Ministério Público, o que foi exaltado pelos vereadores como prova da idoneidade do secretário.

 

Noticia-7 Noticia-6 Noticia-5 Noticia-4 Noticia-3

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem