ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores cobram soluções para as unidades de saúde de Contagem

8 de novembro, por Marco Túlio de Sousa

A 37 ª Reunião Ordinária da Câmara de Contagem, realizada nesta terça-feira (07/11), foi marcada pelo debate sobre a saúde municipal. O assunto começou a ser discutido a partir de requerimentos apresentados pela vereadora Silvinha Dudu (PV). A parlamentar exibiu dois vídeos que mostram problemas na UBS Vila Pérola e na Farmácia Distrital Nacional I.

Vereadora Silvinha Dudu (PV). Foto: Cleide Amaral.

“A situação é precária na UBS. A sala de vacinação está fechada há algum tempo e muitas coisas não estão funcionando. Problemas na pintura, teto desabando, vidros quebrados, cheiro de mofo, fios cortados”, comentou a vereadora. Já em relação à Farmácia Distrital, Silvinha relatou falta de vidro de proteção nos guichês, ar condicionado sem funcionar e bebedouro com defeito.

Após a intervenção da parlamentar, diversos colegas se manifestaram apontando situações semelhantes em outros espaços. O presidente da Câmara, Alex Chiodi (Solidariedade), lembrou que a UPA Petrolândia foi alagada devido às chuvas e exibiu vídeo que mostra goteiras e computadores danificados pela chuva na UPA Praia. Referindo-se também ao material apresentado pela vereadora, Chiodi comparou as situações: “Se as pessoas vissem todos os vídeos, iriam achar que é o mesmo lugar. Está lamentável a situação”.

Apesar das críticas, sobretudo à Secretaria Municipal de Saúde, os vereadores destacaram o empenho pessoal da prefeita Marília Campos (PT) na realização de políticas voltadas para a saúde do município. Já os parlamentares da oposição Hugo Vilaça (Avante) e José Carlos (Avante) responsabilizaram a administração municipal pelos problemas, reclamando sobre o atraso em diversas obras. José Carlos ainda mencionou problemas no Hospital Municipal, como mofo no teto e pisos com buracos. Além disso, destacou que a UPA Amazonas tem recebido diversas reclamações em relação à umidade nos pisos e na parede. “Houve algum erro na construção da UPA no bairro Amazonas. Seria importante fazer alguma intervenção de modo a impedir que ela também seja fechada”, manifestou-se. A crítica foi endossada por Denilson da JUC (PROS), que citou a demora no atendimento como problema dessa unidade.

Presidente da Comissão de Saúde Vinícius Faria (Republicanos).

Outros vereadores concordaram que a saúde é uma área que demanda mais atenção do Poder Público, mas ponderaram que a Prefeitura tem agido nos últimos anos de modo a realizar melhorias. O presidente da Comissão de Saúde, vereador Vinícius Faria (Republicanos), destacou algumas ações, como a reforma de 25 UBSs, a ampliação do ambulatório da UPA JK e do horário de atendimento em diversos espaços voltados para atenção à saúde. Já a vereadora Moara Saboia (PT) disse que a prefeita encontrou a cidade com obras inacabadas nessa área e que tem buscado ampliar investimentos. “Contagem saiu de cerca de pouco mais de R$ 300 milhões de investimentos na saúde e tem uma previsão de, em 2024, investir quase R$ 1 bilhão nessa área. A saúde, em geral, é sempre uma questão, um problema da nossa cidade. Mas muito tem sido feito. Contagem, inclusive, investe bem mais do que o mínimo constitucional nessa área”, destacou.

Diante dos vários requerimentos e indicações apresentados sobre a saúde nos últimos meses e das cobranças feitas pelos parlamentares, Alex Chiodi solicitou aos líderes de governo, Teteco (MDB) e Arnaldo de Oliveira (PTB), que façam um convite ao secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, para uma reunião com o objetivo de debater e buscar soluções conjuntas para as unidades de saúde do município.

* A matéria contou com a colaboração do jornalista Leandro Perché. 

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem