ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores cobram soluções para as unidades de saúde de Contagem

8 de novembro de 2023, por Marco Túlio de Sousa

A 37 ª Reunião Ordinária da Câmara de Contagem, realizada nesta terça-feira (07/11), foi marcada pelo debate sobre a saúde municipal. O assunto começou a ser discutido a partir de requerimentos apresentados pela vereadora Silvinha Dudu (PV). A parlamentar exibiu dois vídeos que mostram problemas na UBS Vila Pérola e na Farmácia Distrital Nacional I.

Vereadora Silvinha Dudu (PV). Foto: Cleide Amaral.

“A situação é precária na UBS. A sala de vacinação está fechada há algum tempo e muitas coisas não estão funcionando. Problemas na pintura, teto desabando, vidros quebrados, cheiro de mofo, fios cortados”, comentou a vereadora. Já em relação à Farmácia Distrital, Silvinha relatou falta de vidro de proteção nos guichês, ar condicionado sem funcionar e bebedouro com defeito.

Após a intervenção da parlamentar, diversos colegas se manifestaram apontando situações semelhantes em outros espaços. O presidente da Câmara, Alex Chiodi (Solidariedade), lembrou que a UPA Petrolândia foi alagada devido às chuvas e exibiu vídeo que mostra goteiras e computadores danificados pela chuva na UPA Praia. Referindo-se também ao material apresentado pela vereadora, Chiodi comparou as situações: “Se as pessoas vissem todos os vídeos, iriam achar que é o mesmo lugar. Está lamentável a situação”.

Apesar das críticas, sobretudo à Secretaria Municipal de Saúde, os vereadores destacaram o empenho pessoal da prefeita Marília Campos (PT) na realização de políticas voltadas para a saúde do município. Já os parlamentares da oposição Hugo Vilaça (Avante) e José Carlos (Avante) responsabilizaram a administração municipal pelos problemas, reclamando sobre o atraso em diversas obras. José Carlos ainda mencionou problemas no Hospital Municipal, como mofo no teto e pisos com buracos. Além disso, destacou que a UPA Amazonas tem recebido diversas reclamações em relação à umidade nos pisos e na parede. “Houve algum erro na construção da UPA no bairro Amazonas. Seria importante fazer alguma intervenção de modo a impedir que ela também seja fechada”, manifestou-se. A crítica foi endossada por Denilson da JUC (PROS), que citou a demora no atendimento como problema dessa unidade.

Presidente da Comissão de Saúde Vinícius Faria (Republicanos).

Outros vereadores concordaram que a saúde é uma área que demanda mais atenção do Poder Público, mas ponderaram que a Prefeitura tem agido nos últimos anos de modo a realizar melhorias. O presidente da Comissão de Saúde, vereador Vinícius Faria (Republicanos), destacou algumas ações, como a reforma de 25 UBSs, a ampliação do ambulatório da UPA JK e do horário de atendimento em diversos espaços voltados para atenção à saúde. Já a vereadora Moara Saboia (PT) disse que a prefeita encontrou a cidade com obras inacabadas nessa área e que tem buscado ampliar investimentos. “Contagem saiu de cerca de pouco mais de R$ 300 milhões de investimentos na saúde e tem uma previsão de, em 2024, investir quase R$ 1 bilhão nessa área. A saúde, em geral, é sempre uma questão, um problema da nossa cidade. Mas muito tem sido feito. Contagem, inclusive, investe bem mais do que o mínimo constitucional nessa área”, destacou.

Diante dos vários requerimentos e indicações apresentados sobre a saúde nos últimos meses e das cobranças feitas pelos parlamentares, Alex Chiodi solicitou aos líderes de governo, Teteco (MDB) e Arnaldo de Oliveira (PTB), que façam um convite ao secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, para uma reunião com o objetivo de debater e buscar soluções conjuntas para as unidades de saúde do município.

* A matéria contou com a colaboração do jornalista Leandro Perché. 

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem