A Câmara de Contagem recebeu, na última terça-feira (21/11), o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli, e o Coordenador de Iluminação Pública, Eduardo Gonçalves, para debater as intervenções que vêm sendo realizadas no Município, além de levantar as demandas das comunidades recebidas pelos vereadores.
Conduzido pelo vice-presidente da Câmara, vereador Zé Antônio (PT), o encontro contou com a participação dos vereadores José Carlos (Avante), Teteco (MDB), Arnaldo de Oliveira (PTB), Ronaldo Babão (Cidadania), Glória da Aposentadoria (PSDB) e Edgard Guedes (PDT).
Entre os principais assuntos tratados, destacou-se o cronograma de obras do Sistema de Integrado de Mobilidade (SIM), sobretudo ao longo da avenida João César de Oliveira. O secretário explicou que a entrega da rede completa só se dará em aproximadamente dois anos, isso porque há uma série de questões a serem resolvidas. Algumas estações ainda necessitam serem licitadas, outras dependem da elevação do piso da via, e especificamente a estação Darcy Ribeiro está paralisada por causa de intervenção da Copasa em uma adutora.
Outras questões importantes foram as relacionadas à iluminação pública. O responsável explicou que o setor ficou prejudicado por algum tempo devido ao processo de licitação para extensão da rede, além de depender, muitas vezes, da Cemig. No entanto, já está sendo normalizado, já tendo sido realizadas “mais de quatro mil manutenções e quase duas mil modernizações. A previsão é que toda Contagem esteja com a iluminação de LED até fevereiro”, explicou.
Os vereadores apontaram a necessidade de manutenção e extensão de rede em vários bairros, como em pontos do Vila Itália, Bernardo Monteiro, Maracanã, Chácaras Del Rey, São Mateus, Sapolândia, Tijuca, Liberdade I e II, entre outros. Gonçalves anotou as demandas e disponibilizou seu contato para os vereadores, destacou que a troca de lâmpadas costuma demorar de sete a dez dias úteis, e que a extensão depende de outras questões, mas prometeu avaliar.
Também foram abordadas obras de drenagem e pavimentação, como na av. Maracanã, na av. Domingos do Sítio, no Xangrilá e no Ressaca, além da grande obra que vem sendo realizada no Água Branca. Perilli revelou que está em desenvolvimento o Plano Diretor da Drenagem, que vai tratar os problemas de alagamento de forma macro e integral, e tranquilizou os parlamentares, de que a Secretaria está trabalhando e de portas abertas para as demandas.
Por fim, o líder de governo, Teteco, e o vice-presidente da Câmara, Zé Antônio, agradeceram a presença da equipe e reafirmaram o compromisso de continuarem trabalhando juntos com a administração municipal para solucionar os problemas relacionados às obras e serviços urbanos em Contagem.
O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...
5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC). A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...
A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...