ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores debatem alagamentos na cidade

5 de dezembro de 2023, por Marco Túlio de Sousa

Com a chegada do período de chuvas, aumenta a preocupação com os alagamentos. Esse tema foi abordado na 41ª Reunião Ordinária da Câmara de Contagem, realizada na terça-feira (05/12). Durante o Grande Expediente, o tema foi pautado a partir de casos envolvendo o bairro Maria da Conceição, onde moradores sofreram nas últimas semanas com as fortes chuvas. As águas subiram e houve perda material. Há suspeita de que obras no local realizadas pela Prefeitura e por uma empresa seriam responsáveis pelos alagamentos.

Vereador José Carlos Gomes (Avante). Foto: Cleide Amaral.

Diversos vereadores se manifestaram sobre o assunto. O vereador José Carlos (Avante) cobrou da Prefeitura mais planejamento de execução e fiscalização. “Queremos esclarecimentos sobre os pontos de alagamento dessa cidade. Onde estão esses pontos que podem oferecer riscos para a população, não só no Maria da Conceição, mas também em outros bairros? Qual o investimento feito em micro e macrodrenagem em 2023 e quanto foi executado?”, disse o parlamentar.

As críticas foram endossadas por Hugo Vilaça (Avante), que mencionou que os problemas se repetem há anos, e por Abne Motta (sem partido), que alegou que os agentes da Prefeitura estiveram no bairro no período entre dois alagamentos recentes e que, ainda assim, o problema permaneceu.

Vereadora Moara Saboia (PT). Foto: Cleide Amaral.

A vereadora Moara Saboia (PT) pontuou que a prioridade do governo municipal no momento é atender aos moradores em situação de vulnerabilidade e buscar soluções. “Em um momento próximo, assim como em outros casos, a Prefeitura vai investigar e descobrir quem, de fato, é o responsável não só pelo alagamento, mas também pelas perdas que as pessoas tiveram a partir de uma obra que foi feita de forma irresponsável”. A parlamentar ainda destacou que a prefeita Marília Campos (PT) vem trabalhando para evitar novos alagamentos e citou obras no Riacho e na Cidade Industrial.

Daniel Carvalho (PSD) reforçou a importância da investigação sobre as obras para se apurar responsabilidades e lembrou que a prefeita esteve pessoalmente no local, garantindo o apoio à população. Por fim, Zé Antônio (PT) citou a importância de se pensar uma cidade com menos asfalto, garantindo maior absorção das águas pelo solo, o que poderia minimizar os efeitos das chuvas.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem