ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Pedidos de vista marcam Reunião Extraordinária

7 de dezembro de 2023, por Marco Túlio de Sousa

A Câmara de Contagem realizou, nesta quinta-feira (07/12), sua 5ª Reunião Extraordinária de 2023. Dos onze projetos na ordem do dia, dez eram de autoria do Executivo e um do Legislativo. Todos em primeiro turno. Todavia, seis projetos receberam pedidos de vista do líder de governo vereador Teteco (MDB) e deverão ser apreciados na próxima reunião ordinária. Quatro projetos foram votados e um projeto de autoria da vereadora Moara Saboia (PT) foi retirado temporariamente da pauta.

Líder de governo vereador Teteco (MDB), à esquerda, e presidente da Câmara Alex Chiodi (SD), à direita.

Dentre os PLs que receberam vista, três preveem a criação de Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), sendo eles os projetos de lei 021, 022 e 023 de 2023. O PL 014 trata de reorganização da estrutura administrativa das secretarias de Educação; de Desenvolvimento Urbano e Habitação; de Defesa Social; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; além da Transcon (Autarquia de Trânsito e Transportes de Contagem). O PL 015/2023 estabelece situações de concessão de desconto no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e o PL 025/2023, por sua vez, institui Política Municipal de Participação Popular Cidadã.

Já os quatro projetos apreciados tiveram a maioria de votos favoráveis e estão prontos para irem ao segundo turno. O PL 020/2023 estabelece regras e critérios para o uso comercial do Espaço Popular Eldorado (camelódromo). Os três outros projetos tratam de servidores públicos municipais. O PL 012/2023 dispõe sobre funções de confiança e funções especiais em órgãos do Executivo, e concede reajuste a funções específicas, envolvendo diversas áreas. O PL 013/2023 cria cargos de assistente social e psicólogo no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Administração Municipal. Já o PL 019/2023 promove alterações na Lei 4288/2009, que versa sobre contratações temporárias de interesse público ampliando as áreas passíveis de contratação e garantindo direitos trabalhistas para os contratados, como adicional de insalubridade e de periculosidade, abono de afastamentos e prorrogação da licença gestante.

O único projeto de autoria do Poder Legislativo na plenária era o PL 234/2021, que “Institui a Política Municipal para a População Migrante no Município de Contagem”, de autoria da vereadora Moara Saboia (PT). O PL foi retirado temporariamente de pauta, devido à ausência da autora no momento da votação, e deve ser apreciado em breve.

Semana cheia

A próxima semana será de bastante trabalho na Câmara de Contagem, que deve realizar duas sessões plenárias (Ordinária e Extraordinária). Os seis projetos em que houve pedidos de vista e aqueles votados em primeiro turno retornam para apreciação dos vereadores. Além deles, há dois vetos da Prefeita Marília Campos (PT), bem como a Lei Orçamentária Anual 2024 e a revisão do Plano Plurianual 2022-2025. A 41ª Reunião Ordinária de 2023 acontece na próxima terça-feira (12/12), às 9 horas, já a data da 6ª Reunião Extraordinária ainda será definida.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem