ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara vota os primeiros projetos de 2024

20 de fevereiro de 2024, por Marco Túlio de Sousa

Na segunda reunião ordinária de 2024, realizada nesta terça-feira (20/02), os vereadores de Contagem votaram em primeiro turno dois projetos de lei (PL) apresentados pelo Poder Legislativo. O PL 203 de 2022, de autoria do vereador Ronaldo Babão, propõe a instalação de coletores fecais para animais de estimação nas praças de Contagem. Já o PL 221 de 2022, proposto pelo vereador Daniel do Irineu, institui o direito do cidadão de Contagem pagar taxas da administração pública por meio do PIX.

O projeto de Babão estipula que deverão ser instalados cestos de polietileno para descarte de fezes de cachorros, de pequenos compartimentos com sacos ou sacolas plásticas a serem disponibilizadas gratuitamente para recolhimento dos resíduos e também de cartazes e placas com o objetivo de divulgar a existência das estruturas. Na justificativa que acompanha o projeto, o vereador argumenta que, tendo em vista o aumento recente do número de animais domésticos no município, cabe ao Poder Público garantir a higiene de locais públicos e atuar “no sentido de oferecer conforto e praticidade aos cidadãos”.

Vereador Daniel do Irineu (PP). Foto: Cleide Amaral.

O projeto de Daniel do Irineu (PP) pretende facilitar a vida do cidadão contagense, garantindo o direito de pagar taxas da Administração Pública municipal por meio do PIX e de outras modalidades de transferência bancária. Segundo o parlamentar, “não faz sentido os tributos municipais não poderem ser pagos por meio desse mecanismo que já é utilizado em todo o país. Como cabe a essa Casa o poder de regulamentar e autorizar, é importante criarmos esse mecanismo para que o Poder Executivo possa se organizar e fazer a implementação”.

Os dois projetos receberam aprovação unânime dos vereadores e deverão ser votados em segundo turno na próxima reunião ordinária, no dia 27/02. Caso recebam novo voto favorável, seguem para sanção da prefeita Marília Campos (PT).

Reconhecimento a pessoas e instituições

Durante a plenária, também foram apreciados de modo conclusivo quatro proposições de lei que reconhecem a importância de associações e personalidades de Contagem. Os Projetos de Lei 175 de 2023 e 181 de 2023 declaram, respectivamente, de utilidade pública a Associação Casa de Tradição e Cultura Afro-Brasileira de Minas Gerais (Cataba) e o Instituto de Assistência Social Droma Romani. O primeiro foi proposto pela vereadora Moara Saboia (PT), já o segundo é de autoria de Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT).

Como forma de reconhecimento a cidadãos contagenses, os PLs 180 de 2023 e 182 de 2023 propõem mudanças nos nomes de praças. De autoria de Abne Motta, o PL 180 de 2023 passa a denominar a praça entre as ruas Corcovado e Cocal, no bairro Castelo, de praça José Teodoro da Silva. O abaixo-assinado que acompanha o projeto recebeu mais de 300 assinaturas solicitando a alteração.

Por sua vez, o PL 182 de 2023, de Daniel Carvalho (PSD), pede que a praça situada no bairro Lúcio de Abreu, rua João Wanderley esquina com rua Araucária, seja denominada Praça São Geraldo. O pedido se deve ao fato de na praça se situar a sede da Igreja Católica São Geraldo, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Dores. O abaixo-assinado pedindo a mudança recebeu mais de mil assinaturas da comunidade local.

Veja mais notícias

Câmara entrega diplomas de Mérito Educacional

“Vocês, que atuam na área da Educação, têm um compromisso fundamental com o desenvolvimento cultural e social do nosso município. E, por isso, a Câ...

24 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem