ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto propõe lixeiras especiais para fezes de animais nas praças de Contagem

28 de fevereiro, por Leandro Perché

A Lei Complementar Municipal 188/2014 determina que, em Contagem, os proprietários ou acompanhantes de animais devem proceder à limpeza e remoção imediata dos dejetos produzidos por estes animais nos logradouros e outros espaços públicos. As fezes devem ser bem acondicionadas em sacolas bem fechadas e depositadas nas lixeiras disponibilizadas nas vias públicas.

Com o objetivo de facilitar a vida de quem gosta de dar um passeio com seu cãozinho, a Câmara de Contagem acaba de aprovar um projeto de lei (PL) que propõe um conjunto de ações para “viabilizar o trânsito de cães domésticos de maneira higiênica, sustentável, com o fomento de práticas de boa convivência e da cultura colaborativa entre os cidadãos contagenses”.

Proposto pelo vereador Ronaldo Babão (Cidadania), o PL 203/2022 sugere que o Município instale, nas praças e vias públicas, cestos coletores de polietileno próprios para o descarte das fezes de animais. E, junto a esses recipientes, que haja um compartimento anexo que disponibilize sacolas sustentáveis para o recolhimento dos excrementos das ruas. Tudo isso deve estar em conformidade com o Código de Posturas Municipal e com as leis de acessibilidade, além de ser aprovado pelo Conselho do Bem-Estar Animal.

“Recentemente, temos verificado o aumento da população de animais domésticos em nossa cidade e o consequente maior trânsito deles em praças e vias de Contagem. Entendemos que o Município deve agir no sentido de oferecer conforto e praticidade aos cidadãos que queiram transitar com seus animais e também a possibilidade de descartarem os rejeitos de maneira mais higiênica e sustentável, preservando, inclusive, a saúde animal e dos seres humanos”, ressalta o autor, em texto que acompanha o projeto.

Além dessas medidas, o PL propõe a divulgação das ações por meio de cartazes e placas ao lado das lixeiras especiais, e também no site institucional da Prefeitura. A proposição segue agora para sanção do Executivo e passa a valer como lei municipal a partir de sua publicação no Diário Oficial de Contagem. Caso seja vetado, volta para mais uma rodada de votação na Câmara.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem