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Câmara de Contagem inaugura espaço para emissão de carteira de identidade

27 de março de 2024, por Marco Túlio de Sousa

A Câmara de Contagem realiza solenidade de inauguração do Posto de Identificação da Polícia Civil nesta terça-feira (02/04), a partir das 8h30. A nova estrutura, localizada na recepção da Câmara, irá emitir a nova carteira de identidade. O funcionamento será das 9h às 16h20.

Posto de Identificação da Câmara. Foto: João Inácio.

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o novo documento de identificação do Estado brasileiro. Nela, constará apenas o número Cadastro de Pessoa Física (CPF). Opcionalmente, as pessoas podem solicitar a inclusão de dados adicionais, como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, identidade funcional ou carteira profissional, certificado militar, tipo sanguíneo, estado civil, e informações sobre condições de saúde que podem salvar sua vida. Para tanto, é necessário apresentar documentos comprovatórios. Além disso, no novo documento, o requerente poderá informar sua disposição em doar órgãos e seu nome social (acompanhado do nome do registro civil).

De acordo com o presidente da Câmara de Contagem, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), a nova estrutura resulta de uma parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais. “É fundamental que as instituições do Poder Público atuem juntas com o objetivo de beneficiar o cidadão. Já temos o Procon e a Ouvidoria, agora, com o Posto de Identificação, ampliamos ainda mais o leque de serviços oferecidos à população de Contagem”, ressaltou Chiodi.

Interessados em adquirir a CIN, deverão realizar agendamento em página disponibilizada no site da Câmara (www.cmc.mg.gov.br/identidade) e comparecer, na data e horário marcados, na Câmara de Contagem com os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento (se nunca foi casado): original ou certidão digital ou cópia autenticada em cartório.
  • Certidão de casamento: original ou certidão digital ou cópia autenticada em cartório.
  • Certidão de casamento averbada (se divorciado): original ou certidão digital ou cópia autenticada em cartório.
  • Opcionais: outros documentos com informações que o cidadão deseja inserir na carteira.

A primeira via impressa do documento é gratuita, já para a segunda, há uma taxa de R$ 105,59, que deve ser paga por meio de Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Após a emissão da carteira física, o cidadão poderá solicitar a versão digital do aplicativo GOV.BR. Outras informações podem ser obtidas por telefone: (31) 3359-9230 e (31) 3359-8700.

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