A Câmara de Contagem realiza solenidade de inauguração do Posto de Identificação da Polícia Civil nesta terça-feira (02/04), a partir das 8h30. A nova estrutura, localizada na recepção da Câmara, irá emitir a nova carteira de identidade. O funcionamento será das 9h às 16h20.
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o novo documento de identificação do Estado brasileiro. Nela, constará apenas o número Cadastro de Pessoa Física (CPF). Opcionalmente, as pessoas podem solicitar a inclusão de dados adicionais, como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, identidade funcional ou carteira profissional, certificado militar, tipo sanguíneo, estado civil, e informações sobre condições de saúde que podem salvar sua vida. Para tanto, é necessário apresentar documentos comprovatórios. Além disso, no novo documento, o requerente poderá informar sua disposição em doar órgãos e seu nome social (acompanhado do nome do registro civil).
De acordo com o presidente da Câmara de Contagem, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), a nova estrutura resulta de uma parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais. “É fundamental que as instituições do Poder Público atuem juntas com o objetivo de beneficiar o cidadão. Já temos o Procon e a Ouvidoria, agora, com o Posto de Identificação, ampliamos ainda mais o leque de serviços oferecidos à população de Contagem”, ressaltou Chiodi.
Interessados em adquirir a CIN, deverão realizar agendamento em página disponibilizada no site da Câmara (www.cmc.mg.gov.br/identidade) e comparecer, na data e horário marcados, na Câmara de Contagem com os seguintes documentos:
A primeira via impressa do documento é gratuita, já para a segunda, há uma taxa de R$ 105,59, que deve ser paga por meio de Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Após a emissão da carteira física, o cidadão poderá solicitar a versão digital do aplicativo GOV.BR. Outras informações podem ser obtidas por telefone: (31) 3359-9230 e (31) 3359-8700.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...