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Câmara realiza solenidade de inauguração de posto de identificação

2 de abril, por Marco Túlio de Sousa

Com o objetivo de ampliar o leque de serviços prestados à população, a Câmara de Contagem inaugurou nesta terça-feira (02/04) o posto de identificação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), responsável pela emissão da nova carteira identidade. A nova estrutura está localizada no hall de entrada da Câmara de Contagem.

Inauguração do posto de identificação. Foto: Cleide Amaral.

Compareceram à solenidade diversas autoridades, dentre elas: o presidente da Câmara de Contagem vereador Alex Chiodi, o vice-prefeito Ricardo Faria, a secretária de Defesa Social Viviane França, a secretária de Educação Telma Fernandes, o chefe do 2º Departamento de Polícia delegado-geral Reinaldo Felício Lima, o delegado da Polícia Civil Wesley Geraldo Campos, o presidente da OAB Contagem Rogério Lisboa. Também estiverem presentes os vereadores Teteco, Daniel Carvalho, Vinícius Faria, Zé Antônio do Hospital Santa Helena, Denílson da JUC, Silvinha Dudu, Bruno Barreiro, Gegê Marreco e Edgard Guedes.

A criação do posto de identificação é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a PCMG e a Câmara de Contagem. “Quando o Poder Público age em comum acordo para melhor benefício da sociedade isso traz uma alegria muito grande para nós, que somos servidores públicos”, ressaltou o delegado-geral Reinaldo Felício Lima.

A Polícia Civil já possui um posto de identificação vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) localizado na avenida João César de Oliveira, no bairro Eldorado. Com o novo espaço, busca-se ampliar os atendimentos. A previsão é de que sejam realizados cerca de 20 atendimentos diários na unidade da Câmara. “É o segundo posto de identificação em Contagem. Como a cidade é grande, isso vai facilitar para a população, que não precisará fazer longo deslocamento para obter o seu documento”, destaca o delegado Wesley Geraldo Campos.

Presidente da Câmara Alex Chiodi assina o termo de cooperação técnica ao lado do delegado Wesley Geraldo Campos.

De acordo com o presidente da Câmara Alex Chiodi, a instalação do posto de identificação faz parte de uma iniciativa da atual legislatura que busca aproximar a população e o Poder Legislativo. “Conseguimos, em parceria com a Prefeitura, a vinda do Procon em 2022 e, ano passado, tivemos uma conversa com a chefia da Polícia Civil para viabilizar a implementação dessa estrutura. O posto de identificação vem também em um momento muito oportuno, já que houve a implementação do documento nacional de identidade”, declarou Chiodi.

 

 

Carteira Nacional de Identidade (CIN)

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o novo documento de identificação do Estado brasileiro. Todos deverão realizar a troca até 2032. Nela, constará apenas o número Cadastro de Pessoa Física (CPF). Opcionalmente, as pessoas podem solicitar a inclusão de dados adicionais, como: Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, identidade funcional ou carteira profissional, certificado militar, tipo sanguíneo, estado civil, e informações sobre condições de saúde que podem salvar sua vida. Para tanto, é necessário apresentar documentos comprobatórios. Além disso, no novo documento, o requerente poderá informar sua disposição em doar órgãos e seu nome social (acompanhado do nome do registro civil).

Interessados em adquirir a CIN, deverão realizar agendamento em página disponibilizada no site da Câmara (www.cmc.mg.gov.br/identidade) e comparecer, na data e horário marcados, na Câmara de Contagem com os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento (se nunca foi casado): original ou certidão digital ou cópia autenticada em cartório.
  • Certidão de casamento: original ou certidão digital ou cópia autenticada em cartório.
  • Certidão de casamento averbada (se divorciado): original ou certidão digital ou cópia autenticada em cartório.
  • Opcionais: outros documentos com informações que o cidadão deseja inserir na carteira.

A primeira via impressa do documento é gratuita, já para a segunda, há uma taxa de R$ 105,59, que deve ser paga por meio de Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Após a emissão da carteira física, o cidadão poderá solicitar a versão digital do aplicativo GOV.BR.

 

 

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