ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Cultura, Educação e Marcha para Jesus marcam plenária da semana

20 de junho de 2024, por Leandro Perché

Uma pauta curta e muitos debates relevantes para a cidade de Contagem. Assim se caracterizou a 19ª Reunião Ordinária de 2024 na Câmara Municipal, realizada na última terça-feira (18/06). Entre os destaques, os mais de 100 requerimentos, indicações e moções apresentados pelos vereadores sobre temas diversos, e a presença do secretário Municipal de Cultura, José Ramoniele dos Santos.

Na primeira parte da reunião, os vereadores falaram sobre suas solicitações, com ênfase na área da Educação. Daniel Carvalho (PSD) solicitou ampliação da estrutura física da Escola Municipal Geraldo Basílio, no bairro Colonial, e pediu esclarecimentos sobre a falta de material didático em algumas unidades de ensino. Vinícius Faria (PP) requisitou a manutenção das câmeras de segurança da Escola Municipal Machado de Assis, no Amazonas; e Léo da Academia (PDT), a instalação de faixa elevada e sinalização de trânsito próximo ao Centro de Educação Infantil Girafinhas e ao Colégio Alpha Seth Princípios, no bairro Jardim Riacho.

Foi abordada a necessidade de obras de infraestrutura e trânsito em algumas regiões da cidade. Carvalho lembrou do anúncio da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), da realização de obras viárias no Riacho e Industrial, incluindo viadutos próximos da Hípica e da Toshiba. Em aparte, Ronaldo Babão (PSB) falou de intervenções na Via das Indústrias, sobretudo nos acessos aos bairros Jardim Piemonte e Bernardo Monteiro. Ainda nessa área, Gegê Marreco (Rede) pediu revitalização e iluminação de praças, além de sinalização e intervenções no trânsito de algumas vias da regional Ressaca.

Por sua vez, o vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT) solicitou uma unidade de saúde para atender os bairros Chácaras Del Rey, São Geraldo, Recanto da Mata e região; além da reforma do Cemitério da Glória, no bairro Bandeirantes.

Foto: Janine Moraes/PMC

Cultura e religiosidade

Um tema que gerou controvérsias foi a Marcha para Jesus, realizada no último final de semana. Zé Antônio parabenizou a Prefeitura de Contagem pelo sucesso do evento, que reuniu milhares de pessoas. E, em aparte, Abne Motta (PRD) lembrou que o Executivo chegou a vetar a inclusão da Marcha no Orçamento Municipal, e atribuiu a realização do evento à ação da Câmara, que derrubou o veto e cobrou a administração municipal. Em resposta, o petista tornou a ressaltar que a prefeita Marília Campos garantiu recursos e estrutura para a Marcha e a execução bem sucedida do evento religioso.

Após o momento da “Ordem do Dia” – votação de uma alteração no Regimento Interno da Câmara; retirada temporária de um projeto da pauta, por ausência da autora, a vereadora Daisy Silva (Republicanos); e leitura de duas outras proposições já aprovadas -, o secretário de Cultura, Ramon, teve a oportunidade de falar sobre o financiamento de eventos religiosos pela administração.

“Gostaria de agradecer a todos os envolvidos na Marcha para Jesus. A Prefeitura é que foi a executora desta ação, o que significa que o aporte de recursos saiu por determinação da prefeita Marília Campos, porque a gente entende que essa também é uma cultura. Além disso, informo que os nossos editais estão abertos e, pela primeira vez, vamos contemplar a cultura gospel”, explicou Ramon.

O secretário falou, ainda, dos equipamentos culturais da cidade. Convidou a todos para a reabertura, no dia 25 de junho, da Estação Bernardo Monteiro, após muita cobrança dos vereadores e grande obra de revitalização. E pediu a mobilização dos parlamentares para buscar a restauração da Capela de Nossa Senhora da Conceição, outro patrimônio cultural de Contagem.

Por fim, Léo da Academia entregou uma moção de parabéns para o grupo Guerreiras do Asfalto, que reúne mais de 100 mulheres que trabalham como motoristas de aplicativo na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Veja mais notícias

Prefeito de Recife recebe título de cidadão honorário de Contagem

O atual prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), recebeu o título de Cidadão Honorário de Contagem na noite de quarta-feira (30/4), durante o 16...

2 de maio, por lorena.carazza

PL inclui Feira Mercado Afro no calendário do município

5ª edição do Mercado Afro (2023). Foto: Janine Moraes (PMC).  A feira Mercado Afro poderá integrar o calendário oficial de Contagem. Essa é a prop...

2 de maio, por Marco Túlio de Sousa

Nome de UPA do Nacional prestará homenagem à técnica de enfermagem

A UPA do Nacional é uma demanda histórica da população dessa região. Com a proximidade do término das obras dessa unidade, os vereadores de Contage...

2 de maio, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem