“Eu tenho muita dificuldade para fazer a conclusão do texto e cometia alguns erros sem saber. Essa aula me ajudou bastante e agora posso fazer uma redação melhor”. O depoimento é de João Pedro Santos Silva, 19, aluno da Escola Estadual Francisco Firmo de Matos, sobre o Aulão de Redação para o ENEM, realizado no Plenário da Câmara de Contagem na sexta-feira (01/11).
A aula foi ministrada pela professora Gabriela Scarpelli, graduada em Letras e Direito e servidora efetiva da Câmara. Com uma exposição dinâmica que conciliou conteúdo teórico, aplicações práticas e a participação dos estudantes, ela abordou os pontos mais importantes para se fazer uma boa redação. Além disso, apresentou as especificidades do texto dissertativo argumentativo do Exame Nacional do Ensino Médio, sua estrutura e sistema de avaliação. Cerca de 20 estudantes participaram.
Os jovens acompanharam com curiosidade e atenção e diversas dúvidas foram apresentadas à professora. “Eu aprendi ali coisas que eu não sabia. Eu tenho dificuldades com a crase e gostei muito dos exemplos que a professora deu. Os macetes que ela passou ajudam a lembrar as regras”, disse Eduarda Camilly Sales de Sousa, 15, da Escola Estadual Boa Vista, que pensa em fazer Psicologia. João Pedro, que pretende cursar Engenharia de Produção, destacou a importância da iniciativa da Câmara de Contagem, sobretudo para “as pessoas que não tiveram oportunidade de fazer um cursinho. Eu gostei muito da dinâmica da aula, da clareza das explicações, todas as dúvidas que tive foram sanadas”.
A professora Gabriela Scarpelli avaliou de forma positiva o interesse demonstrado pelos estudantes. “Eu achei ótimo. Gosto quando os alunos participam e trazem dúvidas, como foi hoje”, declarou.
O Aulão do ENEM é um projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara. Em 2017, recebeu o prêmio Cidades Inteligentes no Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades. “Trata-se de uma ação que promove cidadania e inclusão social. Sabemos que a Educação tem o poder de transformar vidas e é muito bom poder contribuir para o futuro dos nossos jovens”, disse a diretora da Escola Eliane Oliveira.
A aula deste ano foi veiculada nas redes sociais da Câmara de Contagem e está disponível no Canal da TV Câmara no YouTube de forma gratuita com interpretação em Libras.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...