No ambiente em que estão acostumados a atuar e representar a população, os ex-vereadores Professor Irineu e William Barreiro receberam, durante a plenária desta terça-feira (12/11), na Câmara Municipal, o Título de Cidadania Honorária de Contagem. Ambos atuaram juntos no Legislativo por três mandatos, no período entre 2005 e 2016, e elegeram seus filhos para as duas últimas legislaturas, respectivamente, Daniel do Irineu (PSB) e Bruno Barreiro (PV) – que fizeram homenagens cruzadas, um condecorando o pai do outro.
Pós-graduado em Matemática, Irineu Inácio da Silva atuou como professor, diretor e superintendente da Fundação de Ensino de Contagem (Funec); foi presidente da Câmara de Contagem entre os anos de 2009 e 2012; atuou como secretário Municipal de Administração; e, entre 2019 e 2023, deputado estadual.
William Vieira Batista, nasceu em Belo Horizonte e, em 1996, iniciou sua carreira política em Contagem. No município, sempre se destacou pelos projetos sociais voltados para educação e saúde e por suas posições firmes em defesa dos contagenses, independentemente de governo. Além de vereador, foi vice-prefeito de Contagem no período entre os anos de 2017 e 2020.
Após receberem suas condecorações, os vereadores contaram um pouco de sua trajetória e da gratidão em ter seu trabalho reconhecido pelos contagenses.
“É um prazer e um orgulho receber hoje esse título das mãos do Daniel do Irineu. Moro em Contagem há mais de 40 anos, e estive nesta Casa por 12 anos junto com Professor Irineu representando a população com muito orgulho. Aprendi com cada vereador aqui e tive o prazer de servir a esta cidade, tanto no Legislativo quanto no Executivo, com muita dedicação, muita sinceridade e transparência. Contagem abriu as portas para mim não apenas na minha vida política, mas para criar minha família. Por isso, sou muito grato e muito feliz também pelo meu filho continuar servindo esta cidade”, destacou William.
Professor Irineu ressaltou a importância da condecoração e o caráter acolhedor de Contagem. “Só podemos ter uma certidão de nascimento, mas podemos ser filhos de diversas cidades, e esse título representa muito mais que um símbolo, reconhece a nossa filiação e nos faz sentir mais comprometidos e corresponsáveis pela cidade. Por isso, agradeço o reconhecimento e fico muito contente de ter servido a esta cidade junto com William por 12 anos e, hoje, vermos nossos filhos assumindo essa missão”, pontuou o ex-vereador. “Essa cidade me acolheu muito, tenho que olhar para trás e agradecer”, acrescentou.
O presidente da Câmara, Alex Chiodi (União), encerrou as homenagens parabenizando os ex-vereadores “pela justa homenagem e pela trajetória de sucesso e pelo trabalho em prol da nossa querida cidade de Contagem”.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...