ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Com discordância do público presente, projeto que trata do “Minha Casa, Minha Vida” é aprovado pela Câmara

17 de dezembro de 2024, por lorena.carazza

Na 42ª e última reunião plenária do ano e da 19ª Legislatura, além da aprovação do Orçamento Municipal para 2025 – item de votação anual e obrigatória para o encerramento do ano Legislativo, e de um PL de autorização de contratação de crédito, a Câmara aprovou também, sob protestos da galeria, um projeto de lei complementar de autoria do Poder Executivo que trata do Programa “Minha Casa, Minha Vida” em Contagem.

O Projeto de Lei Complementar 006/2024 altera a Lei Complementar 083/2010, que “Dispõe sobre a criação de incentivos para a produção de unidades habitacionais no âmbito do Programa “Minha Casa, Minha Vida” em Contagem”. Segundo o Executivo, as alterações têm o objetivo de colocar a legislação municipal em conformidade com  as mudanças realizadas pelo Governo Federal em relação ao MCMV, especialmente àquelas dispostas na Lei Federal 14.620/2023.

Assim, o PLC propõe a inclusão do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) como financiador dos empreendimentos habitacionais de interesse social do “Minha Casa, Minha Vida”, uma vez que esse fundo, assim como o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), é agente subsidiador de projetos vinculados a programas habitacionais. 

Além desta mudança, o PLC 006/2024 autoriza a desafetação e a doação de quatro áreas pertencentes ao município para a execução de projetos do MCMV. Elas estão localizadas nos bairros Água Branca, Retiro, Arvoredo – Segunda Seção e Granja Ouro Branco. 

“Com esta medida o Município conseguirá viabilizar empreendimentos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, aumentando de modo significativo a oferta de habitação de interesse social para a população de baixa renda do Município, de forma a proporcionar-lhes condições dignas de moradia”, explica o texto de justificativa anexo ao PLC.

Manifestação

No dia anterior à reunião plenária, um vídeo divulgado nas redes sociais convidava a população a comparecer à Câmara durante a 42ª reunião ordinária, em protesto ao PLC 06/2024 e para pressionar os vereadores a votarem contra o projeto ou pedirem vista (quando sua votação é provisoriamente suspensa e adiada). 

Neste caso, o PL, segundo o Art. 156 do Regimento Interno da Câmara Municipal, não voltaria ao plenário, uma vez que proposições não apreciadas dentro de uma legislatura são automaticamente arquivadas. Outra opção seria a convocação de uma reunião extraordinária para uma nova votação em segundo turno e redação final do PLC 006/2024.

Segundo o conteúdo do vídeo, a Prefeitura estaria usando como “pretexto” o programa “Minha Casa, Minha Vida” para beneficiar construtoras com a doação de terrenos de propriedade do município. Em defesa do PLC, durante a plenária, a vereadora Moara Saboia (PT) disse que, ao contrário do que foi veiculado, a doação seria feita para a Caixa Econômica Federal e que a aprovação do projeto seria de fundamental importância para a ampliação da oferta de moradias populares em Contagem. 

Sem nenhum protocolo de requerimento de vista, o PL – com duas emendas de liderança – foi aprovado com 16 votos favoráveis e 3 contrários – o dos vereadores Daniel Carvalho (PSD), Hugo Vilaça (Avante) e José Carlos (Avante). Na semana anterior, em primeiro turno, somente o vereador Abne Motta  – que não estava presente na 42ª reunião – havia votado contra o PLC. 

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem