Os 25 vereadores eleitos para a 20ª Legislatura da Câmara Municipal de Contagem foram diplomados na tarde desta terça-feira (17/12). A solenidade ocorreu no Fórum Doutor Pedro Aleixo. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o(a) candidato(a) foi efetivamente e legitimamente eleito(a), estando, por conseguinte, apto(a) a tomar posse no cargo.
Compuseram a mesa de honra: o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi; a prefeita reeleita, Marília Campos; o juiz da 313ª Zona Eleitoral e diretor do Foro Eleitoral de Contagem, Pedro Câmara Raposo Lopes; o promotor de Justiça Eleitoral, Fábio Reis de Nazareth; o comandante da 2ª Região da Polícia Militar, Coronel Flávio Godinho Pereira; o presidente da OAB/Subseção Contagem, Rogério Silva Lisboa; e os promotores de Justiça Guilherme de Sales e Guilherme Abras.
Após a composição da mesa, a Justiça Eleitoral entregou o diploma de Honra ao Mérito à mesária Silvânia do Carmo, representando os 5.379 mesários que trabalharam nas eleições municipais em Contagem em 2024. Na sequência, os diplomados foram chamados um a um, recebendo o diploma das mãos do juiz Pedro Câmara e do promotor eleitoral Fábio Nazareth.
Em seu discurso, Marília Campos agradeceu a confiança dos eleitores e parabenizou os diplomados, assim como os trabalhos realizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Ela também destacou a importância da união entre todos, eleitos e oposições, em defesa do bem comum. “Com a apuração dos votos concluída, a disputa política chega ao fim. Agora, cabe à prefeita governar para todos, tratando igualmente os moradores de cada região, respeitando o princípio de que os que mais necessitam sejam prioritariamente atendidos. Assim farei”, afirmou.
O encerramento da cerimônia foi marcado pelo discurso do juiz Pedro Câmara, que enfatizou a defesa da democracia e das instituições democráticas. Ele ressaltou a responsabilidade dos homens e mulheres públicas na preservação da liberdade e da dignidade da nação, alertando que a democracia, embora consolidada, “vive tempos desafiadores”, sendo atacada por pessoas que, utilizando-se da mentira, manipulam os mais vulneráveis e iletrados, “com o objetivo de semear dúvidas sobre nossas instituições e abrir brechas para regimes de exceção que a história já condenou”.
Câmara também destacou a integridade da votação e das urnas eletrônicas, que classificou como “símbolo maior da transparência do processo eleitoral brasileiro”. “Testadas, auditadas e seguras, as urnas são instrumentos da vontade popular. Atacar as urnas é atacar o próprio voto, é desrespeitar o eleitor, é negar a democracia”, concluiu.
Expectativa e experiência
Eleita para seu primeiro mandato, Tia Keyla (PL) expressou otimismo quanto ao trabalho que desenvolverá na Câmara. Defensora, especialmente, de crianças e adolescentes, a vereadora afirmou: “Podemos e faremos algo diferenciado, que atingirá os mais vulneráveis. Estou feliz por fazer parte dessa história.”
Por sua vez, Arnaldo de Oliveira, que inicia seu 11º mandato, é o segundo vereador com mais mandatos na história do país. Com um trabalho social voltado para a terceira idade e para pessoas com deficiência, Arnaldo afirmou que, apesar dos seus 42 anos de vida pública, a diplomação continua sendo um momento emocionante, pois demonstra que as pessoas acreditam em seu trabalho. “Hoje, posso olhar para trás e ver que toda a luta valeu a pena”, concluiu.
Confira a lista dos diplomados no dia 17 de dezembro de 2024, em Contagem:
Candidata eleita ao cargo de prefeita:
Marília Aparecida Campos (PT)
Candidato eleito ao cargo de vice-prefeito:
Ricardo Rocha de Faria (PSD)
Candidatos(as) eleitos(as) ao cargo de vereador(a):
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...