Os 25 vereadores eleitos para a 20ª Legislatura da Câmara Municipal de Contagem foram diplomados na tarde desta terça-feira (17/12). A solenidade ocorreu no Fórum Doutor Pedro Aleixo. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o(a) candidato(a) foi efetivamente e legitimamente eleito(a), estando, por conseguinte, apto(a) a tomar posse no cargo.
Compuseram a mesa de honra: o presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi; a prefeita reeleita, Marília Campos; o juiz da 313ª Zona Eleitoral e diretor do Foro Eleitoral de Contagem, Pedro Câmara Raposo Lopes; o promotor de Justiça Eleitoral, Fábio Reis de Nazareth; o comandante da 2ª Região da Polícia Militar, Coronel Flávio Godinho Pereira; o presidente da OAB/Subseção Contagem, Rogério Silva Lisboa; e os promotores de Justiça Guilherme de Sales e Guilherme Abras.
Após a composição da mesa, a Justiça Eleitoral entregou o diploma de Honra ao Mérito à mesária Silvânia do Carmo, representando os 5.379 mesários que trabalharam nas eleições municipais em Contagem em 2024. Na sequência, os diplomados foram chamados um a um, recebendo o diploma das mãos do juiz Pedro Câmara e do promotor eleitoral Fábio Nazareth.
Em seu discurso, Marília Campos agradeceu a confiança dos eleitores e parabenizou os diplomados, assim como os trabalhos realizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Ela também destacou a importância da união entre todos, eleitos e oposições, em defesa do bem comum. “Com a apuração dos votos concluída, a disputa política chega ao fim. Agora, cabe à prefeita governar para todos, tratando igualmente os moradores de cada região, respeitando o princípio de que os que mais necessitam sejam prioritariamente atendidos. Assim farei”, afirmou.
O encerramento da cerimônia foi marcado pelo discurso do juiz Pedro Câmara, que enfatizou a defesa da democracia e das instituições democráticas. Ele ressaltou a responsabilidade dos homens e mulheres públicas na preservação da liberdade e da dignidade da nação, alertando que a democracia, embora consolidada, “vive tempos desafiadores”, sendo atacada por pessoas que, utilizando-se da mentira, manipulam os mais vulneráveis e iletrados, “com o objetivo de semear dúvidas sobre nossas instituições e abrir brechas para regimes de exceção que a história já condenou”.
Câmara também destacou a integridade da votação e das urnas eletrônicas, que classificou como “símbolo maior da transparência do processo eleitoral brasileiro”. “Testadas, auditadas e seguras, as urnas são instrumentos da vontade popular. Atacar as urnas é atacar o próprio voto, é desrespeitar o eleitor, é negar a democracia”, concluiu.
Expectativa e experiência
Eleita para seu primeiro mandato, Tia Keyla (PL) expressou otimismo quanto ao trabalho que desenvolverá na Câmara. Defensora, especialmente, de crianças e adolescentes, a vereadora afirmou: “Podemos e faremos algo diferenciado, que atingirá os mais vulneráveis. Estou feliz por fazer parte dessa história.”
Por sua vez, Arnaldo de Oliveira, que inicia seu 11º mandato, é o segundo vereador com mais mandatos na história do país. Com um trabalho social voltado para a terceira idade e para pessoas com deficiência, Arnaldo afirmou que, apesar dos seus 42 anos de vida pública, a diplomação continua sendo um momento emocionante, pois demonstra que as pessoas acreditam em seu trabalho. “Hoje, posso olhar para trás e ver que toda a luta valeu a pena”, concluiu.
Confira a lista dos diplomados no dia 17 de dezembro de 2024, em Contagem:
Candidata eleita ao cargo de prefeita:
Marília Aparecida Campos (PT)
Candidato eleito ao cargo de vice-prefeito:
Ricardo Rocha de Faria (PSD)
Candidatos(as) eleitos(as) ao cargo de vereador(a):
Setembro de 2025: “Três cachorros morreram enquanto estavam sob cuidados de um pet shop, em Americana (SP). Os animais pertenciam a uma família e t...
Quem nunca ouviu histórias ou viu na mídia notícias de acidentes com algum brinquedo de parque de diversões, de shopping ou de praças, que causaram...
Cerca de 3,7 milhões de mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência em 2025. O dado é de uma investigação do Instituto DataSenado, que ou...