ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

29 de abril de 2025, por lorena.carazza

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, e pela Lei nº 10.048/2000, regulamentada pelo Decreto nº 5.296/2004, que estabelece normas gerais e critérios para a promoção da acessibilidade e atendimento prioritário.

De acordo com a legislação, considera-se pessoa com deficiência aquela que possui impedimento de longo prazo – superior a dois anos – de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, possa obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Embora ainda não sejam formalmente reconhecidas como PCD, pessoas acometidas por doenças raras podem apresentar limitações físicas e psíquicas decorrentes de enfermidades crônicas, muitas vezes de caráter degenerativo. Por esse motivo, determinados direitos garantidos às pessoas com deficiência já vêm sendo estendidos a esse grupo, como, por exemplo, vagas especiais em estacionamentos, gratuidade ou desconto no transporte público, aposentadoria especial, entre outros benefícios.

Sensível à complexidade do tema e às necessidades específicas das pessoas com doenças raras, a Câmara Municipal de Contagem aprovou, nesta terça-feira (29/04), um projeto de lei de autoria do vereador e presidente da Casa, Bruno Barreiro (PV), que institui o uso de cordão de fita com caricatura de mãos multicoloridas como símbolo de identificação das pessoas com doenças raras no município. 

O PL prevê, também, a garantia de atendimento prioritário e humanizado em estabelecimentos públicos e privados no município a este público, nos termos da  Lei nº 13.146/2015. Desta forma, terão direito ao atendimento prioritário as pessoas com doenças raras que se enquadrem nas mesmas condições estabelecidas para as pessoas com deficiência, sendo, então, observados os seguintes critérios: impedimentos nas funções e estruturas do corpo; fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; limitação no desempenho de atividades; e restrição de participação.

Mais de 13 milhões de brasileiros

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 100 mil pessoas, 65 convivem com alguma doença rara. No Brasil, estima-se que mais de 13 milhões de pessoas sejam acometidas por essas condições, que somam entre 6 mil e 8 mil patologias distintas. Cerca de 80% dessas doenças têm origem genética, enquanto as demais decorrem de causas ambientais, infecciosas, imunológicas, entre outras. Em geral, são enfermidades crônicas, frequentemente degenerativas, que afetam de forma significativa a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias.

Tramitação federal

Neste mês de abril, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o substitutivo ao Projeto de Lei nº 3.054/2024, que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência para estender às pessoas com doenças raras o direito ao atendimento prioritário em serviços públicos. A proposta seguirá, em caráter conclusivo, para análise nas comissões de Saúde; de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se transformar em lei, o texto precisa ser aprovado tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.

Veja mais notícias

PL incentiva mobilização masculina pelo fim da violência contra a m...

Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...

30 de abril, por Marco Túlio de Sousa

PL pretende instituir campanha municipal contra cigarros eletrônicos

Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...

29 de abril, por lorena.carazza

Prioridade para pessoas com doenças raras pode virar lei em Contagem

No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...

29 de abril, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem