ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vereadores se reúnem com Transcon e Secretaria de Obras para tratar do Sistema Integrado de Mobilidade

8 de maio de 2025, por Lorena Carazza

Na última quinta-feira (8/5), vereadores participaram de uma reunião com a Transcon e a Secretaria de Obras da Prefeitura de Contagem, realizada na Presidência da Câmara Municipal. O objetivo do encontro foi a apresentação da atual situação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), projeto que deverá transformar significativamente o transporte coletivo e a mobilidade urbana do município. A previsão é de que o sistema seja concluído e entregue à população no segundo semestre de 2026.

Estiveram presentes, além de 16 vereadores, o presidente e o vice-presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz e Afonso Fraga, respectivamente, o secretário municipal de Obras, Rômulo Perilli, além de gestores, técnicos e engenheiros das duas pastas, responsáveis pela execução das obras e intervenções do SIM. A reunião com a Câmara de Contagem é a primeira de uma série de encontros que também ocorrerão com instituições como ACIC, FIEMG, CIEMG, entre outras, bem como com secretarias e setores da própria Prefeitura.

Novo conceito em mobilidade

O SIM é um projeto iniciado em 2016, desenvolvido pela Transcon (responsável pela operação) e pela Secretaria de Obras (responsável pelas intervenções), tendo sido reavaliado e ajustado ao longo das sucessivas gestões municipais, com o objetivo de adaptá-lo às transformações urbanas. O sistema prevê a construção e/ou duplicação de viadutos, trincheiras e corredores de transporte, a requalificação de vias, além da construção de cinco terminais de ônibus — dos quais três já foram concluídos — e de dez estações de transferência, cujas obras também estão finalizadas.

Além das intervenções estruturais, haverá alterações no sistema e nos itinerários dos ônibus. Com o novo modelo de transporte, o cidadão embarcará em um terminal e seguirá até sua região de destino pagando uma tarifa única. No Corredor Norte-Sul — avenidas João César de Oliveira e General David Sarnoff — será implantado o sistema BRT, no qual os ônibus trafegarão em faixas exclusivas, com embarque e desembarque pelo lado esquerdo, em estações localizadas no centro das pistas. Já nos corredores Leste-Oeste e Ressaca, será adotado o sistema BRS, que reserva faixas preferenciais aos coletivos, com embarque e desembarque pelo lado direito, conforme o modelo atual.

Com a implantação do SIM, Contagem contará com 64 linhas de ônibus — 23 a mais que no sistema vigente. O tempo médio de viagem do passageiro passará de 120 para 50 minutos, em virtude do aumento da velocidade operacional. Embora a frota operante seja reduzida de 265 para 189 veículos, a média de viagens em dias úteis será dobrada. “Contudo, a cidade de dez anos atrás não é a mesma de hoje”, ponderou Marco Antônio, ao explicar que o município conta com contrato em vigor que está sendo revisto para atualização da rede de transporte, o que poderá ocasionar pequenas variações nesses números.

Para Rodrigo Tomaz, a conclusão das obras deverá estimular o retorno da população ao transporte público, que sofreu forte evasão em razão da pandemia e da precariedade do serviço atual, resultando em migração para o transporte individual, por meio de veículos próprios ou aplicativos. “Com o sistema, pagando uma tarifa única e se locomovendo com mais agilidade, vamos trazer o cidadão de volta. Vamos oferecer um serviço melhor ao usuário, para que ele volte a usar o transporte público com confiança na cidade”, afirmou.

Ao final da apresentação técnica, o secretário Rômulo Perilli detalhou o andamento das obras e os valores envolvidos. Atualmente, 69% das intervenções estão concluídas, 26% encontram-se em execução e 5% ainda serão iniciadas. Perilli também informou que o problema de alagamento na trincheira do Itaú será solucionado ainda este ano, com a construção de uma galeria que será interligada ao curso d’água existente dentro do empreendimento da Direcional, na Avenida David Sarnoff. A apresentação foi concluída com um panorama do programa Asfalto Novo, que já finalizou duas de suas três etapas, com investimento superior a R$ 340 milhões.

Questionamentos dos vereadores

Após a apresentação, os parlamentares puderam dirigir perguntas aos gestores. Gegê Marreco (Rede), Fatinha Manancial (União) e Adilson Lamounier (União), entre outros pontos, abordaram questões relativas ao programa Asfalto Novo, incluindo a sinalização das vias já revitalizadas e os critérios utilizados para sua escolha.

O vereador Pastor Itamar (PRD) fez comparações com os sistemas de transporte público das principais cidades europeias, esperando que o SIM traga vantagens em tempo, conforto e preço para os usuários. As vereadoras Adriana Souza e Moara Saboia, ambas do PT, demonstraram preocupação com a integração das ciclovias ao novo sistema. Adriana também destacou a necessidade de revitalização e iluminação dos becos, que desempenham papel relevante na mobilidade ativa dos pedestres, e questionou a possibilidade de integração das linhas ferroviárias, considerando o eventual retorno do trem de passageiros. Moara acrescentou questionamentos sobre as linhas que atenderão áreas de difícil acesso, como vilas e aglomerados.

Arnaldo de Oliveira (Solidariedade) questionou a implantação do terminal de integração da Avenida Portugal, no bairro Eldorado, previsto no projeto inicial do SIM, mas ainda não executado. O parlamentar ponderou, inclusive, a inviabilidade de sua construção. Já o vereador Rodrigo do Posto (Mobiliza) questionou os itinerários dos ônibus e sua conexão com os principais equipamentos de saúde do município, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e farmácias distritais.

Preocupado com a segurança nos terminais em função do grande fluxo de pessoas, o vereador Pedro Luiz (PL) sugeriu a instalação de câmeras com reconhecimento facial e a formalização de parcerias com a Secretaria Municipal de Defesa Social e a Polícia Militar. Ao encerrar a reunião, o presidente da Câmara, Bruno Barreiro (PV), agradeceu a presença da Transcon e da Secretaria de Obras, destacou a importância do diálogo entre Legislativo e Executivo e colocou o parlamento municipal à disposição “para contribuir, no que couber a ela, com o desenvolvimento da cidade”.

 

Veja mais notícias

PL atualiza Política de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Foi aprovado nesta terça-feira, 26/08, o Projeto de Lei 62 de 2025, que traz modificações para a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Ag...

27 de agosto, por Marco Túlio de Sousa

Prevenção à violência escolar: Câmara aprova projeto de lei em defe...

O Brasil é um dos países com os mais altos índices de agressões contra professores, figurando, ainda, no ranking de ambiente mais propício ao bully...

26 de agosto, por Lorena Carazza

Legislação garante maior transparência no repasse a recursos destin...

Foto: Fábio Silva/ PMC São contemplados agentes comunitários e agentes de combate a endemias É função do Poder Legislativo zelar pela aplicação a...

26 de agosto, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem