ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Procuradoria da Criança e do Adolescente inicia sua atuação na Câmara

16 de outubro de 2025, por Leandro Perché

A Resolução 05/2025, recém aprovada pelos vereadores de Contagem, criou a Procuradoria da Proteção da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal. Com o objetivo de garantir a efetividade desse órgão, o Legislativo tem trabalhado para prover estrutura para a nova Procuradoria e, neste mês, anunciou a nomeação, como procuradora especial, da autora do Projeto de Resolução que criou essa instância, a vereadora Tia Keyla (PL). As procuradoras adjuntas são as vereadoras Moara Saboia (PT) e Fatinha Manancial (União).

Entre as principais funções dessa Procuradoria está zelar pelo desenvolvimento e cumprimento de políticas municipais voltadas à proteção integral da infância e adolescência; contribuir para o enfrentamento de violências contra esse grupo, em parceria com outros órgãos; promover debates e campanhas educativas sobre seus direitos; e garantir representatividade deles nos espaços decisórios.

De acordo com Tia Keyla, a Procuradoria “é fundamental para fiscalizar e criar leis que fortalecem políticas públicas para proteção da criança e do adolescente na nossa cidade”. Ela destaca que sua criação é resultado de um interesse cada vez maior da Câmara de Contagem em proteger integralmente esse público.

“A Procuradoria da Criança é um marco para Contagem. Ela garante que a infância tenha voz dentro da Câmara e que as políticas públicas sejam pensadas com base na proteção integral. Esse espaço existe para unir a rede, cobrar resultados e transformar a proteção das nossas crianças em prioridade real, com ações práticas e dados concretos”, explica a parlamentar.

Sobre sua nomeação como procuradora especial, Tia Keyla ressalta que “é uma grande honra e também uma missão. Depois de duas décadas trabalhando a proteção da infância, estar à frente dessa Procuradoria é transformar um chamado de vida em políticas públicas. Sinto gratidão e responsabilidade porque sei que esse é um espaço para fazer a diferença na vida de quem mais precisa: as nossas crianças e adolescentes”, pontua. “Moara e Fatinha são parceiras comprometidas. Representamos trajetórias diferentes, mas com o mesmo propósito: proteger a infância. Essa união mostra que, quando o tema é criança e adolescente, o que nos move é o cuidado, e não a política partidária”, completa.

A primeira ação extraordinária planejada pela Procuradoria Especial será uma audiência pública, no dia 06 de novembro, na Câmara, em alusão aos 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Vamos ouvir, unir a rede e levantar dados reais sobre as violações de direitos em Contagem. Com essas informações, poderemos cobrar políticas efetivas e fortalecer a prevenção. A meta é que a Procuradoria se torne um ponto de referência em defesa da infância, unindo a rede em um só lugar para cruzarmos dados de violações e desenvolvermos ações e estratégias para a proteção desse público”, conclui.

Veja mais notícias

Ouvidoria da Câmara: compromisso com o cidadão

As ouvidorias são instrumentos legítimos criados para acolher as demandas da população e encaminhá-las aos órgãos competentes. Criada em 2013, a Ou...

19 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa

Documento na mão: Posto de Identificação da Câmara entrega quase 3 ...

“Facilitou muito a vida, principalmente para quem tem alguma deficiência ou dificuldade de mobilidade. Assim, não precisamos nos deslocar para luga...

16 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa

Recorde de produção legislativa: Mais de 500 projetos apresentados ...

O primeiro ano da 20ª Legislatura da Câmara de Contagem foi marcado por intensa produção legislativa: foram protocolados 583 projetos de lei (PL) e...

12 de janeiro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem