ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Vinte novas leis municipais entram em vigor em julho em Contagem

30 de julho de 2025, por Leandro Perché

Após um primeiro semestre legislativo com recordes de projetos de lei apresentados na Câmara Municipal – mais de 400 – e dezenas deles debatidos e aprovados pelos vereadores, Contagem ganha, neste mês de julho, 20 novas leis, sancionadas pelo Executivo ou promulgadas pelo Legislativo Municipal.

O destaque ficou por conta da Lei Complementar 386, de 11 de julho de 2025, que propõe a remissão do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para imóveis que sofreram restrição total de uso por causa de eventos hidrológicos e geológicos ocorridos no bairro Monte Castelo. O benefício será concedido, retroativamente a 2021, aos imóveis que possuam laudo e parecer técnico emitidos pela Defesa Civil e que foram interditados em razão dos vazamentos provocados pelo sistema de abastecimento da Copasa.

Nesta semana, foram publicadas, no Diário Oficial de Contagem, três leis propostas por vereadores. A Lei 5.617 trata da Semana Municipal do Hip Hop; a 5.618, da obrigatoriedade de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nos eventos culturais da cidade; e a 5.619, que institui a Política Municipal de Preservação da Memória e História de Contagem.

Outras importantes matérias propostas pelo Legislativo e sancionadas neste mês foram: a que trata da publicação na internet da lista de espera de consultas médicas, exames e cirurgias da rede pública (Lei 5.608); e as leis que instituem a Semana de Apoio ao Emprego e Geração de Trabalho e Renda (5.602), a campanha Junho Verde de educação ambiental (5.614), o Dia Municipal da Apraxia de Fala na Infância (5.615) e o Dia da Família (5.616).

Promulgadas pela Câmara foram: a lei que cria a “Hora do Silêncio”, nos supermercados e comércios de Contagem, para pessoas com autismo (5.612); e a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação (5.613); além de três legislações que tratam de declaração de utilidade pública.

“Esse grande número de projetos relevantes apresentados, debatidos e aprovados na Câmara demonstra o compromisso dos vereadores e vereadoras com sua função de legislar para melhorar a vida das pessoas, buscando estar atentos às necessidades de vários grupos sociais e das diversas regiões da nossa cidade”, destaca o presidente da Câmara, vereador Bruno Barreiro (PV).

Em relação ao poder Executivo, destaque para os instrumentos de planejamento orçamentário municipal: Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 e a Lei 5.607, que faz alterações pontuais no Orçamento 2025. Além disso, foram sancionadas leis que tratam das comissões de defesa na TransCon; da descentralização do processo de despesas na Prefeitura; do Termo de Ajustamento Disciplinar (TAD); e do Conselho da Criança e do Adolescente.

Projetos vetados

Mas nem só de projetos aprovados viveu a relação entre os poderes Legislativo e Executivo. Seis proposições aprovadas na Câmara foram vetadas pela prefeita Marília Campos (PT), e voltam à pauta para apreciação dos vereadores.

As justificativas de veto também são publicadas no Diário Oficial de Contagem e, de forma geral, alegam, sobre os projetos, inconstitucionalidade e/ou ilegalidade, além de, algumas vezes, não atendimento ao interesse público.

Foram vetadas as seguintes proposições: 091/2025, que trata da obrigatoriedade da instalação de porta de segurança nas agências bancárias; 093/2025, que institui o Dia de Conscientização sobre a Síndrome de Moebius; 078/2025, que altera o Código de Posturas, regulando os chamados parklets; 081/2025, que dispõe sobre medidas de proteção à gravidez, parto e puerpério; 075/2025, que trata da obrigatoriedade das agências bancárias disponibilizarem abrigo de proteção contra sol e chuva; e 073/2025, que dispõe sobre a restrição do uso de carrinhos de supermercado fora dos estabelecimentos”.

Veja mais notícias

Vinte novas leis municipais entram em vigor em julho em Contagem

Após um primeiro semestre legislativo com recordes de projetos de lei apresentados na Câmara Municipal – mais de 400 – e dezenas deles debatidos e ...

30 de julho, por Leandro Perché

Presidente da Câmara, Bruno Barreiro, avalia primeiro semestre legi...

O primeiro semestre de 2025 na Câmara de Contagem registrou recorde de projetos de lei apresentados; campanhas e ações importantes do Legislativo; ...

28 de julho, por Leandro Perché

Lei considera fibromialgia como deficiência em todo o Brasil a part...

Em Contagem, as pessoas com mobilidade reduzida por causa da fibromialgia já têm prioridade no atendimento Nesta semana, o presidente Luiz Inácio ...

25 de julho, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem