ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Prevenção à violência escolar: Câmara aprova projeto de lei em defesa dos educadores

26 de agosto de 2025, por Lorena Carazza

O Brasil é um dos países com os mais altos índices de agressões contra professores, figurando, ainda, no ranking de ambiente mais propício ao bullying e à intimidação entre 48 países ou regiões analisados pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo o mesmo estudo, 28% dos diretores escolares brasileiros relataram ter testemunhado situações de intimidação ou bullying, percentual duas vezes superior à média dos países da OCDE. Em relação à intimidação e ao abuso verbal contra educadores, a pesquisa também registrou número elevado de episódios: 12,5% dos professores ouvidos relataram ser vítimas desse tipo de violência pelo menos uma vez por semana, o que revela perigosa normalização da agressividade dentro das salas de aula.

Com o intuito de promover, em Contagem, ambientes educacionais mais saudáveis e respeitosos, além de fomentar a cultura de paz nas escolas, a Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (26/8), em segundo turno e redação final, o Projeto de Lei 034/2025, que “Institui a política de prevenção à violência contra os educadores de Contagem”, de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD).

De acordo com a proposta, as escolas deverão realizar campanhas educativas, em suas unidades e comunidades, com foco no combate à violência e ao constrangimento contra educadores no exercício de suas atividades. O texto prevê, ainda, que as instituições de ensino implementem medidas preventivas, cautelares e punitivas para situações que possam comprometer a integridade física e moral dos educadores, sejam eles professores, técnicos educacionais, dirigentes, orientadores, agentes administrativos e demais profissionais que atuam dentro das escolas.

“Essa proposição busca justamente prevenir a violência nas escolas em momento futuro, uma vez que muito tem se falado no assunto, que aparenta ter tomado proporções desafiadoras”, comenta o autor, reforçando que os casos de agressão contra professores são constantemente noticiados pela mídia, inclusive em Contagem. “O PL 034 quer tentar estabelecer uma cultura de respeito e paz aos educadores. Sabemos que é uma política pública de responsabilidade do Executivo, mas essa proposta é justamente para acender essa discussão”, finalizou o vereador.

O PL 034/2025 foi aprovado por unanimidade, com o acréscimo de emenda de liderança assinada por todos os parlamentares e de autoria do vereador Pedro Luiz (PL). A emenda aditiva inclui dois incisos e um artigo ao projeto original, prevendo o mapeamento e o monitoramento dos atos de violência nas escolas, a fim de identificar as instituições de ensino que mais sofrem com essas ocorrências.

As alterações também determinam a intensificação das ações de segurança nesses locais mais vulneráveis, a partir da formulação de diagnósticos mais precisos, garantidos pelo mapeamento, e a obrigatoriedade de notificação de qualquer ato de violência às autoridades competentes e aos responsáveis pelo estudante autor da conduta.

Tramitação nacional

Proposta semelhante tramita atualmente no Senado. No fim de maio deste ano, a Comissão de Segurança Pública aprovou o projeto de lei que exige das escolas providências para a proteção de professores em casos de violência ou ameaça (PL 5249/2020). O texto aprovado é substitutivo do relator, senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), e encontra-se sob análise final na Comissão de Educação e Cultura.

O PL 5249/2020 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para criar Núcleos Multidisciplinares de Prevenção à Violência e sistemas de apoio pedagógico e psicopedagógico a docentes e discentes. O projeto também modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente para instituir, como política pública, a promoção de ações sistemáticas e continuadas de prevenção à violência nos estabelecimentos de ensino e nas entidades de atendimento a crianças e adolescentes.

Veja mais notícias

Prevenção à violência escolar: Câmara aprova projeto de lei em defe...

O Brasil é um dos países com os mais altos índices de agressões contra professores, figurando, ainda, no ranking de ambiente mais propício ao bully...

26 de agosto, por Lorena Carazza

Legislação garante maior transparência no repasse a recursos destin...

Foto: Fábio Silva/ PMC São contemplados agentes comunitários e agentes de combate a endemias É função do Poder Legislativo zelar pela aplicação a...

26 de agosto, por Marco Túlio de Sousa

Comissão de Ética procede oitiva de testemunhas do Processo Adminis...

A Comissão de Ética Parlamentar da Câmara Municipal de Contagem realiza, na próxima quarta-feira (27/08), às 13h30, na Presidência desse Legislativ...

26 de agosto, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem