A Comissão de Ética Parlamentar da Câmara de Contagem recebeu, na tarde desta quarta-feira (27/08), três das sete testemunhas arroladas pela defesa do vereador Mauricinho do Sanduíche (PL) para oitiva relacionada ao Processo Administrativo 001/2025, que apura suposta quebra de decoro parlamentar.
O processo foi estabelecido pela Comissão de Ética a partir de uma representação do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) protocolada no dia 26 de maio deste ano. O documento questiona a conduta do parlamentar durante a 13ª Reunião Ordinária de 2025, realizada no dia 06 de maio, durante a explanação da secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.
Presidida pelo vereador Zé Antônio (PT) e com José Carlos Gomes (Avante) na relatoria da Comissão, a audiência contou com os depoimentos da guarda civil Rina Elisa Miquelao Lopes da Silva, que participou remotamente; e dos vereadores Tia Keyla e Pedro Luiz – ambos do PL. O vice-presidente da Comissão, Daniel Carvalho (PSD) teve sua ausência justificada na reunião.
Também esteve presente o vereador Mauricinho do Sanduiche, acompanhado de seu advogado, que procedeu algumas perguntas às testemunhas, assim como o fez os membros da Comissão. O parlamentar alvo da apuração ficou em silêncio durante todo o tempo da audiência.
Nos próximos dias, deve ser estabelecido prazo para que a defesa apresente, por escrito, suas alegações finais, para que, posteriormente, a Comissão tenha uma definição sobre o indeferimento liminar da representação, ou se o processo disciplinar terá continuidade.
Em noite memorável nesta quinta-feira (13/11), 21 personalidades foram agraciadas, em solenidade na Câmara Municipal, com o Título de Cidadania Hon...
Foi aprovado, em segundo turno e redação final, na reunião plenária da última terça-feira (11/11), o Projeto de Lei nº 321/2025, de autoria do vere...
É crescente, especialmente no século XXI, o movimento de conscientização global acerca da necessidade de cuidar das questões ambientais e sociais p...