Ondas de calor, inundações, secas, tempestades severas e furacões. Os eventos climáticos extremos têm se tornado cada vez mais frequentes em todo o planeta, trazendo graves consequências para a sociedade. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (WMO), as temperaturas médias globais devem aumentar ou se manter próximas dos níveis atuais nos próximos cinco anos, ampliando os riscos climáticos. Nesse cenário, movimentos sociais, cientistas e grupos políticos têm se mobilizado e proposto iniciativas para mitigar impactos e preservar o meio ambiente.
Em Contagem, um projeto (SUPLL 10/2025) de autoria da vereadora Adriana Souza (PT) aprovado de forma unânime em segundo turno e redação final na terça-feira, 02/09, cria a Política Municipal de Arborização Urbana na cidade. O PL tem por propósito promover o manejo sustentável da vegetação urbana e a conservação ambiental.
Ao incentivar a ampliação da cobertura vegetal, o texto estabelece que isso deva ser feito de forma igualitária na cidade. Isto é, que todas as regiões sejam contempladas na distribuição de árvores. Além disso, busca envolver a população na proteção à vegetação, tendo como diretrizes o estímulo à participação comunitária na gestão da arborização e a educação ambiental.
De acordo com a vereadora autora, enfrentar a crise climática é um dos grandes desafios do século XXI. Dessa forma, o projeto busca “justamente fazer esse combate e preparar a cidade para ter resiliência climática. E nada mais importante para isso do que plantar árvores de forma organizada, planejada. Além disso, a gente tem também como objetivo ampliar a educação ambiental e, assim, a conscientização ambiental das pessoas”. Durante a votação em segundo turno, Adriana ainda lembrou que o governo da prefeita Marília Campos (PT) tem contribuído com ações de cuidado com o meio ambiente, tendo plantado mais de 15 mil árvores.
Daniel Carvalho (PSD) parabenizou a colega e destacou a atuação da Secretaria do Meio Ambiente de Contagem. Segundo ele, o projeto vai fortalecer “as políticas ambientais no município”. Tia Keyla (PL) manifestou seu apoio e falou da importância de temas como meio ambiente, coleta seletiva e arborização no âmbito educacional. “A gente trabalha isso com as crianças a todo momento, para cuidar de si, do outro e do ambiente onde vive. Essa pauta é nossa e vamos juntos para termos uma cidade melhor, mais protetiva para as crianças e também para o meio ambiente”, disse.
O PL segue para sanção do Poder Executivo. Em caso de veto, retorna ao Legislativo para nova votação.
Compromisso com a causa ambiental
A Câmara de Contagem tem, historicamente, tido uma atuação de destaque na aprovação de políticas públicas voltadas ao cuidado e proteção do meio ambiente. Só este ano, mais de 40 proposições, entre projetos, requerimentos e indicações, foram apresentados. Destaque para três projetos que já se tornaram leis. São eles: a Lei 5592 de 2025, que dispõe sobre a criação do Programa de Coleta Seletiva de Lixo Tecnológico, denominado Ecoponto Digital, proposto por Daniel Carvalho (PSD); e as leis 5614 de 2025, que cria a campanha Junho Verde, e a 5589 de 2025, que institui o Dia de Mobilização para Plantio de Árvores no município, ambas de iniciativa da vereadora Moara Saboia.
Conheça a seguir outras legislações aprovadas nos últimos anos:
A Câmara de Contagem realizou, na noite desta quinta-feira (4/9), a tradicional cerimônia de entrega dos diplomas de Mérito Legislativo em comemora...
Ondas de calor, inundações, secas, tempestades severas e furacões. Os eventos climáticos extremos têm se tornado cada vez mais frequentes em todo o...
A Comissão Especial da Câmara de Contagem realizou, nesta quarta-feira (03/09), uma reunião com a maioria dos vereadores, para iniciar o trabalho d...