A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 minutos de atividade física por semana. Dentre os diversos benefícios, estão: melhoria na qualidade do sono, redução de ansiedade e depressão e diminuição do risco para desenvolvimento de diabetes, obesidade e doenças cardíacas. A entidade prevê que o sedentarismo pode causar doenças em 500 milhões de pessoas até 2030.
Por esse motivo, o Poder Público tem incentivado a prática de exercícios físicos e reconhecido a importância de profissionais que atuam nessa área. Em Contagem, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 215 de 2025, que institui a Semana Municipal da Atividade Física e o Dia Municipal do Profissional de Educação Física. A iniciativa é do vereador Denilson da Juc (Mobiliza).
De acordo com o texto do projeto, constituem objetivos da Semana: a exposição, troca e difusão de conhecimentos sobre questões de educação física; conscientização a respeito da importância da prática de atividade física de forma sistematizada e orientada; e contribuir para valorização de profissionais do ramo. Já o Dia do Profissional de Educação Física será comemorado em 1º de setembro. Na data, poderão ser realizadas homenagens e premiações, debates e eventos de aprimoramento e reconhecimento do papel dos educadores físicos.
Durante a votação em segundo turno, o vereador autor mencionou que a Semana tem por “objetivo estimular a população a adotar hábitos mais saudáveis por meio da prática esportiva e da conscientização sobre seus benefícios. A realização de eventos, campanhas e atividades abertas ao público fortalecerá a cultura do movimento, promovendo um município mais saudável e ativo”, disse. Denilson também destacou a importância da valorização dos profissionais, pontuando que ela “é essencial para o reconhecimento do papel fundamental que eles desempenham na promoção da saúde e do bem-estar da população”.
O vereador Léo da Academia (PDT), que é empresário neste setor, parabenizou o colega e reforçou a relevância dos educadores físicos para a população. “São pessoas que promovem o bem-estar para outras pessoas, o que é fundamental nos dias de hoje em que a saúde mental tem sido uma preocupação para a população. Com esse projeto, vamos lembrar desses profissionais, valorizar e divulgar a importância do esporte para a saúde da população de Contagem”, ressaltou.
A Câmara de Contagem aprovou nesta terça-feira, 23/09, o Projeto de Lei 325 de 2025, que institui o “Mês do Luto Gestacional, Neonatal e Infantil” ...
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 minutos de atividade física por semana. Dentre os diversos benefícios, estão: melho...
A história de Contagem está intimamente ligada à indústria. A instalação da Cidade Industrial na década de 40 e a criação do Centro Industrial de C...