ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

PL garante trocadores acessíveis em Contagem

1 de outubro de 2025, por Lorena Carazza

A Lei Federal nº 10.098/2000, conhecida como Lei da Acessibilidade, é o instrumento que “estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação”, de acordo com o art. 1º.

Em consonância com esse direito fundamental, a Câmara de Contagem aprovou, em segundo turno e redação final, o Projeto de Lei nº 378/2025, de autoria do vereador Arnaldo de Oliveira (SD), que determina a disponibilização de trocadores acessíveis e adequados para a utilização de crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como de seus respectivos acompanhantes.

A regra será válida em todo o território municipal, aplicando-se a estabelecimentos públicos e privados de grande circulação que disponham de banheiros de uso coletivo. Dessa forma, deverão cumprir a exigência aqueles com área igual ou superior a 400 metros quadrados ou que recebam mais de 500 pessoas por dia ou por evento.

Ainda de acordo com a proposta, “os trocadores deverão possuir lavatório, bacia sanitária acessível e superfície segura para troca de fraldas e roupas na posição horizontal, em tamanho adequado também para um adulto, observada a legislação específica, se houver, ou as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT”.

Aos estabelecimentos privados, a proposição assegura prazo de até um ano para a adequação às novas normas, caso seja sancionada pela prefeita Marília Campos e se torne lei municipal. Nos locais públicos — parques e áreas de lazer — a obrigatoriedade se aplicará apenas às construções ou reformas realizadas a partir da vigência da lei.

Segundo o autor, o PL nº 378/2025 foi debatido e elaborado com o grupo de mães atípicas de Contagem denominado “Cuidar de Quem Cuida”, que procurou o vereador com a intenção de que a proposta fosse apresentada pela Câmara. “Hoje estou muito feliz pela aprovação do projeto, por unanimidade. Uma iniciativa que, com certeza, vai trazer mais conforto e dignidade às pessoas”, destacou.

Outras legislações

Em Belo Horizonte, projeto de teor semelhante foi apreciado na Câmara Municipal no ano passado e transformado em lei (Lei nº 11.810/2025), sancionada em janeiro deste ano. Em nível federal, o PL nº 9.448/2017 acrescenta redação ao art. 11 da Lei da Acessibilidade, com o objetivo de obrigar os estabelecimentos comerciais a adequarem fraldários para ambos os sexos e para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Atualmente, o PL encontra-se em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para avaliação conclusiva.

Veja mais notícias

PL garante trocadores acessíveis em Contagem

A Lei Federal nº 10.098/2000, conhecida como Lei da Acessibilidade, é o instrumento que “estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoç...

1 de outubro, por Lorena Carazza

Política de doação de alimentos pode virar lei em Contagem

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que 30% dos alimentos produzidos no Brasil são desperdiçados, percentual qu...

1 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Projeto estimula inserção de dependentes químicos no mercado de tra...

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais de 3,5 milhões de brasileiros são considerados dependentes químicos. Esse número se amplia quando s...

30 de setembro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem