ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Código de Posturas chega ao Plenário na próxima semana

3 de outubro de 2025, por Marco Túlio de Sousa

Após semanas de trabalho intenso, a Comissão Especial de Avaliação dos Códigos de Posturas, Edificações e Obras (Projetos de Lei Complementar 10, 11 e 12/2025) concluiu a análise do Código de Posturas e apresentou o relatório final na quinta-feira (2/10), em reunião na sede do Legislativo Municipal. No dia seguinte, as comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Administração e Serviços Públicos (AdMsp) e de Meio Ambiente deram parecer favorável ao PLC 10/2025, que passa a integrar a pauta da plenária da próxima terça-feira (7/10), para votação em primeiro turno.

Reunião da Comissão Especial. Foto: Cleide Amaral.

Na reunião da comissão especial, o presidente da comissão, vereador Daniel Carvalho (PSD), conduziu os trabalhos e leu o parecer na presença dos demais integrantes: a vice-presidente, vereadora Glória da Aposentadoria (PSDB); o relator, vereador Gegê Marreco (Rede); e os membros, vereadores Pedro Luiz (PL) e Moara Saboia (PT). Também participaram o subsecretário de Atividades Urbanas, Wilson Benevides; o coordenador da consultoria técnica que assessorou os vereadores na análise do PLC, Eduardo Gontijo Oliveira; além de assessores parlamentares e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMDU).

O Código de Posturas define regras para o uso do espaço público, com o objetivo de garantir ordem, higiene e eficiência. A legislação abrange temas como placas de publicidade, mobiliário urbano, utilização de calçadas, feiras, panfletagem, food trucks, eventos, trabalho de vendedores ambulantes e a fiscalização dessas atividades.

O projeto foi protocolado pela prefeita Marília Campos juntamente com os dois outros códigos (PLCs 11 e 12) no início de agosto. Na Câmara, foi criada uma comissão especial para análise técnica, com a contratação de consultoria especializada. De acordo com Eduardo Gontijo Oliveira, da Corporação de Ofício de Arquitetura e Urbanismo (COAU), o trabalho envolveu estudo comparativo do texto apresentado pelo Executivo com legislações de outras cidades — como Belo Horizonte, Betim, São Paulo e Florianópolis —, atendimento a consultas de 22 gabinetes parlamentares e alinhamento das propostas de emendas apresentadas por 17 deles.

Eduardo Gontijo Oliveira, da COAU. Foto: Cleide Amaral.

Segundo ele, o Legislativo apresentou contribuições significativas. “Destaco o aprimoramento da regulamentação dos eventos, trazendo flexibilidade e a possibilidade de isenção para alguns preços e taxas; a regulamentação do trabalho de ambulantes e feirantes; e a dos engenhos de publicidade. Importante ressaltar também a atuação da Casa na questão dos mobiliários urbanos, com a proposição de uma regulamentação para os parklets, uma emenda apresentada pelo presidente da comissão, vereador Daniel Carvalho, que trouxe uma contribuição técnica muito interessante”, afirmou. O consultor também destacou o trabalho da comissão especial na promoção da participação social por meio de editais de chamamento público, contemplando feirantes, ambulantes e food trucks.

Vereador Daniel Carvalho (PSD) assina o parecer. Foto: Cleide Amaral.

Para Carvalho, a aprovação do texto representa “uma grande vitória para a cidade, porque era algo necessário há algum tempo. O Código de Posturas vem para facilitar a vida de muitas pessoas. A Câmara teve protagonismo, apresentando mais de 100 emendas, que certamente vão contribuir para melhorar a lei enviada pelo Executivo”.

A expectativa positiva também é compartilhada por Wilson Benevides, da SMDU. “Recebemos várias contribuições, fizemos os alinhamentos internos necessários e tenho certeza de que o texto que será levado à votação vai agregar muito, tanto para a fiscalização da SMDU quanto para destravar licenciamentos no espaço público, viabilizando geração de renda e ampliando a participação da população”, avaliou.

O texto-base do PLC 10/2025 será votado em primeiro turno na 31ª Reunião Ordinária, em 7 de outubro. A pauta completa está disponível no site da Câmara. Já os Códigos de Obras e Edificações continuam em análise pela Comissão Especial.

Veja mais notícias

Projeto dispensa uso de uniforme por estudantes com TEA em Contagem

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a linguagem a interação social e o comportam...

21 de novembro, por Leandro Perché

População em situação de rua ganha política integrada em Contagem

De acordo com dados estatísticos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), Contagem tem quase mil pessoas em situação...

21 de novembro, por Leandro Perché

Movimento Negro de Contagem destaca importância do 20 de novembro n...

Foram 63 anos, a partir da abolição da escravatura no Brasil — último país das Américas a pôr fim à escravidão — até que o País tivesse sua primeir...

19 de novembro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem