A Tribuna Livre desta semana recebeu o empresário e pesquisador Renato Loff, representante do Instituto Renato Loff e da Associação Borboleta Azul, para tratar do uso de tecnologias e de abordagens diferenciadas em diversas áreas — especialmente na educação — voltadas para crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento, como TEA, TDAH e TOD.
Durante sua fala, na 31ª Reunião Ordinária, Renato destacou a intenção de firmar uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação para o compartilhamento de tecnologias e métodos inovadores de ensino, incluindo a capacitação de professores e o desenvolvimento de materiais específicos para os alunos, com o objetivo de promover uma educação efetivamente inclusiva.
“Se a criança não for estimulada de forma correta, não vai ter autonomia e independência”, alertou, ao comparar dados que indicam que 84% dos autistas adultos estão fora do mercado de trabalho.
Loff reforçou a necessidade de atuação conjunta da sociedade e do poder público na manutenção de políticas voltadas às pessoas com deficiência e às mães atípicas. Ele apresentou dados que evidenciam o aumento expressivo dos casos de transtornos do neurodesenvolvimento em todo o mundo. Como exemplo, citou números norte-americanos sobre o autismo: no início dos anos 2000, a prevalência era de um caso para cada 156 pessoas; em 2024, a proporção passou para um caso a cada 31.
Nesse contexto, o pesquisador alertou que, embora os avanços no diagnóstico contribuam para o crescimento das estatísticas, fatores ambientais também podem influenciar o aumento dos casos — em especial, o excesso de glicose na alimentação infantil e a exposição prolongada a telas, que, segundo ele, têm feito com que “o cérebro das crianças entre em estafa”.
Por fim, Renato convocou o Poder Legislativo Municipal a somar esforços aos debates e avanços já realizados em nível nacional na defesa das pautas relacionadas às pessoas com deficiência. Na ocasião, ele recebeu uma moção de aplauso da vereadora Glória da Aposentadoria (PSDB), responsável também por sua participação na Tribuna.
Desde o ano de 2012, a Câmara Municipal de Contagem se engaja, todos os anos, na campanha do “Abril Azul”, de conscientização sobre o Transtorno do...
Proveniente da língua inglesa, o termo “geek” se tornou popular na atualidade para designar o público apaixonado por tecnologia, games e cultura po...
A Tribuna Livre desta semana recebeu o empresário e pesquisador Renato Loff, representante do Instituto Renato Loff e da Associação Borboleta Azul,...