Na Tribuna Livre desta semana, durante a 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) participou por meio de sua superintendente, Cristina Abranches.
A instituição sem fins lucrativos desenvolve, em Contagem, atendimentos clínicos, pedagógicos, de qualificação profissional e de assistência social a pessoas com deficiência, sendo reconhecida nacionalmente pelo trabalho realizado. Além disso, oferece suporte às famílias, com núcleos de atendimento voltados a cada faixa etária: bebês, crianças, jovens e adultos.
Ao apresentar os números e a amplitude das ações — 7 mil atendimentos mensais, 87 mil anuais, mais de mil familiares acompanhados e 731 pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho, entre outros —, Cristina explicou que o Cais necessita, atualmente, de recursos para a reforma da sede, que recebe cerca de 600 pessoas em atendimento, e para a ampliação de sua capacidade de assistência.
Com isso, sensibilizou os vereadores a destinarem emendas parlamentares à instituição. “Hoje, para atendermos as pessoas em todas as suas necessidades, a emenda seria fundamental. Nem sempre o que conseguimos, juntando esforços, é suficiente”, afirmou, destacando que o Cais mantém parcerias com empresas e recebe, ainda, doações em diversas modalidades: financeiras, materiais e de serviços voluntários.
Por fim, Cristina convidou os vereadores a visitarem a sede do Cais, localizada no bairro Água Branca, e a conhecerem mais de perto o trabalho da instituição. Reforçou, também, que a entidade está à disposição para contribuir na formulação de políticas públicas que garantam direitos e promovam a inclusão das pessoas com deficiência.
Após os apartes de congratulações dos vereadores Pedro Luiz (PL), Tia Keyla (PL) e Arnaldo de Oliveira (SD), o presidente da Casa, Bruno Barreiro (PV), manifestou o apoio da Câmara à instituição.
“Esta Casa é sempre parceira dessas instituições que fazem diferença na vida das pessoas, e o Cais vem fazendo isso com excelência nos últimos 54 anos. O trabalho do Cais não é só importante, ele é necessário, e tenho certeza de que a Câmara não se furtará a contribuir e ajudar a fazer a diferença na vida das pessoas que vocês atendem”, finalizou.
Na Tribuna Livre desta semana, durante a 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) participou p...
Um prédio com fachada de seis pilares, dois andares acima e dois subsolos. Uma ampliação nos fundos, erguida sobre o antigo estacionamento de verea...
A Câmara Municipal de Contagem esteve representada na XI Conferência Municipal de Saúde, realizada nos dias 24 e 25 de outubro. Reunindo gestores, ...