ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Há 54 anos transformando vidas, Cais busca apoio para seguir promovendo a inclusão

29 de outubro de 2025, por Lorena Carazza

Na Tribuna Livre desta semana, durante a 34ª reunião ordinária da Câmara de Contagem, o Centro de Atendimento e Inclusão Social (Cais) participou por meio de sua superintendente, Cristina Abranches. 

A instituição sem fins lucrativos desenvolve, em Contagem, atendimentos clínicos, pedagógicos, de qualificação profissional e de assistência social a pessoas com deficiência, sendo reconhecida nacionalmente pelo trabalho realizado. Além disso, oferece suporte às famílias, com núcleos de atendimento voltados a cada faixa etária: bebês, crianças, jovens e adultos.

Ao apresentar os números e a amplitude das ações — 7 mil atendimentos mensais, 87 mil anuais, mais de mil familiares acompanhados e 731 pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho, entre outros —, Cristina explicou que o Cais necessita, atualmente, de recursos para a reforma da sede, que recebe cerca de 600 pessoas em atendimento, e para a ampliação de sua capacidade de assistência.

Com isso, sensibilizou os vereadores a destinarem emendas parlamentares à instituição. “Hoje, para atendermos as pessoas em todas as suas necessidades, a emenda seria fundamental. Nem sempre o que conseguimos, juntando esforços, é suficiente”, afirmou, destacando que o Cais mantém parcerias com empresas e recebe, ainda, doações em diversas modalidades: financeiras, materiais e de serviços voluntários.

Por fim, Cristina convidou os vereadores a visitarem a sede do Cais, localizada no bairro Água Branca, e a conhecerem mais de perto o trabalho da instituição. Reforçou, também, que a entidade está à disposição para contribuir na formulação de políticas públicas que garantam direitos e promovam a inclusão das pessoas com deficiência.

Após os apartes de congratulações dos vereadores Pedro Luiz (PL), Tia Keyla (PL) e Arnaldo de Oliveira (SD), o presidente da Casa, Bruno Barreiro (PV), manifestou o apoio da Câmara à instituição.

“Esta Casa é sempre parceira dessas instituições que fazem diferença na vida das pessoas, e o Cais vem fazendo isso com excelência nos últimos 54 anos. O trabalho do Cais não é só importante, ele é necessário, e tenho certeza de que a Câmara não se furtará a contribuir e ajudar a fazer a diferença na vida das pessoas que vocês atendem”, finalizou.

 

Veja mais notícias

Ouvidoria da Câmara: compromisso com o cidadão

As ouvidorias são instrumentos legítimos criados para acolher as demandas da população e encaminhá-las aos órgãos competentes. Criada em 2013, a Ou...

19 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa

Documento na mão: Posto de Identificação da Câmara entrega quase 3 ...

“Facilitou muito a vida, principalmente para quem tem alguma deficiência ou dificuldade de mobilidade. Assim, não precisamos nos deslocar para luga...

16 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa

Recorde de produção legislativa: Mais de 500 projetos apresentados ...

O primeiro ano da 20ª Legislatura da Câmara de Contagem foi marcado por intensa produção legislativa: foram protocolados 583 projetos de lei (PL) e...

12 de janeiro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem