ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Projeto cria Dia Municipal da Represa Vargem das Flores

18 de novembro de 2025, por Marco Túlio de Sousa

Os vereadores de Contagem aprovaram, nesta terça-feira (18/11), o Projeto de Lei 252 de 2025, que homenageia a Represa Vargem das Flores com a inclusão de uma data voltada para sua valorização no Calendário Oficial do Município. De autoria de Moara Saboia (PT), o PL recebeu votos favoráveis de todos os parlamentares presentes.

Vereadora Moara Saboia (PT). Foto: Cleide Amaral.

A data escolhida foi 22 de março, em consonância com o Dia Mundial da Água. “É um projeto que visa, principalmente, conscientizar as pessoas para a gente parar um dia para fazer essa reflexão sobre o dia da água, sobre o dia da Vargem”, afirmou a vereadora autora. Segundo Moara, Vargem das Flores tem importância estratégica, sendo “a única represa da região que não é afetada, por exemplo, se houver uma ruptura de barragem da mineração. Então, ela se torna muito importante, porque a gente sabe a situação da região metropolitana de Minas Gerais”.

Ao entrar em discussão, o projeto recebeu elogios dos vereadores Mauricinho do Sanduíche (PL) e Denilson da JUC (Mobiliza). “É um projeto de extrema importância. Vargem das Flores é um patrimônio do nosso estado, do nosso país, da nossa cidade, que abastece mais de 600 mil pessoas por dia. Precisamos, temos o dever e a obrigação de cuidar”, afirmou Mauricinho.

Denilson destacou que a iniciativa tem um “alcance gigantesco” e demonstrou preocupação com uma denúncia recebida sobre lançamento irregular de esgoto na represa, no bairro Tupã. “Poderíamos acionar a Secretaria do Meio Ambiente para averiguar a veracidade. As imagens que chegaram até mim me causaram preocupação. Isso pode trazer muito efeito colateral no abastecimento de água na cidade”, relatou. Em resposta, a vereadora Moara agradeceu os colegas e se colocou à disposição para, juntamente com Denilson, comunicar a situação à Secretaria do Meio Ambiente, a fim de que seja apurada.

O projeto segue agora para sanção da prefeita Marília Campos (PT). Caso haja veto, retorna ao Plenário para nova votação.

Vargem das Flores

Construída na década de 1960 e inaugurada em 1972 com o objetivo de abastecer Contagem e Betim, a represa possui 54 km de orla, e seus ribeirões formam um espelho d’água de 121,3 km². Cerca de 87% da sua área está localizada em Contagem e 13% em Betim. Atualmente, o reservatório é controlado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e abastece, além dos dois municípios, a capital mineira.

Historicamente, o Legislativo contagense tem apoiado iniciativas de proteção e cuidado com a região. A Lei 5277 de 2022, originada de projeto de Moara Saboia, criou o Selo do Circuito Turístico Ambiental da Várzea das Flores, destinado a estimular o turismo responsável. Já o Plano Diretor (Lei Complementar 362 de 2023) estabeleceu dispositivos de proteção, com o retorno de parte da área à zona rural, restringindo a ocupação da bacia. A legislação também incentivou a implantação de atividades econômicas voltadas à produção de alimentos saudáveis, à recreação e ao lazer, ampliando oportunidades de trabalho e renda para os moradores.

 

* Foto de capa: Victor Venâncio/ PMC

Veja mais notícias

Projeto cria Dia Municipal da Represa Vargem das Flores

Os vereadores de Contagem aprovaram, nesta terça-feira (18/11), o Projeto de Lei 252 de 2025, que homenageia a Represa Vargem das Flores com a incl...

18 de novembro, por Marco Túlio de Sousa

PL incentiva geração de emprego para mães solo

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 10 milhões de residências brasileiras são chefiadas por mãe...

18 de novembro, por Marco Túlio de Sousa

Vereadores debatem meia-entrada em eventos para profissionais de saúde

Projeto de Lei teve sua votação adiada para a próxima semana, por causa de debate sobre os impactos da medida no setor de eventos. Está na pauta d...

14 de novembro, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem