Uma cidade que valoriza a própria cultura reconhece os talentos que a constroem. Com essa perspectiva, a Câmara de Contagem aprovou, na terça-feira (09/12), o Projeto de Lei nº 220/2025, que institui o Dia do Escritor no município. A proposição, de autoria do vereador Denilson da Juc (Mobiliza), recebeu votos favoráveis de todos os parlamentares.
A data escolhida é 25 de julho, em consonância com o Dia Nacional do Escritor, instituído em 1960 pelo Ministério da Educação e Cultura. O texto do projeto prevê a inclusão da comemoração no calendário oficial do município, o que possibilita ao Poder Executivo promover ações voltadas para o incentivo à leitura, à produção literária e ao reconhecimento da atuação de escritores locais.

Durante a discussão em segundo turno, o autor da proposta explicou que a iniciativa surgiu após um encontro com escritores da Região Metropolitana. Segundo Denilson, “a proposta vai muito além de criar, simplesmente, uma data comemorativa. Ela representa o reconhecimento do papel fundamental que a literatura e os escritores desempenham na formação cultural, educacional e social da nossa cidade. É um projeto que abre as portas para a realização de feiras literárias, palestras, concursos, encontros com autores, atividades nas escolas e tantas outras iniciativas que podem aproximar a população do universo da literatura”.
O vereador Arnaldo de Oliveira (SD) parabenizou o colega pela iniciativa e sugeriu que o Legislativo avalie a possibilidade de criar um evento para homenagear escritores contagenses. Ele também destacou a importância de valorizar a literatura em um contexto em que o uso excessivo de telas interfere nos hábitos de leitura, especialmente entre crianças e adolescentes.
O projeto segue agora para sanção da prefeita Marília Campos (PT). Havendo veto, a matéria retorna ao Plenário para nova votação.
Uma cidade que valoriza a própria cultura reconhece os talentos que a constroem. Com essa perspectiva, a Câmara de Contagem aprovou, na terça-feira...
Matéria aprovada na Câmara reduz a faixa de APP em torno de cursos d’água em áreas urbanas consolidadas. Com o objetivo de conciliar o ordenamento...
Embora não haja estatísticas oficiais, estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandon...