ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Prefeito de Contagem veta projeto da Câmara sobre obrigatoriedade de desfibrilador cardíaco

23 de abril de 2015, por Leandro Perché

O prefeito de Contagem, Carlin Moura (PCdoB), vetou, na última semana, um projeto de lei aprovado no final de fevereiro na Câmara Municipal que obriga os locais com  concentração ou circulação média diária de mais de mil pessoas a manterem um desfibrilador externo automático (DEA) e uma equipe treinada para utilizá-lo. Trata-se de aparelho portátil capaz de diagnosticar e, através de corrente elétrica, tratar com urgência arritmias ou ataques cardíacos potencialmente fatais.

Proposto pelo vereador William Barreiro (PTdoB) e aprovado em dois turnos, o Projeto de Lei 050/2014 cita o uso obrigatório do aparelho em estabelecimentos públicos e privados, como shopping centers, centros empresariais, estádios e ginásios esportivos, hotéis, supermercados, casas de espetáculos, clubes e academias de ginástica e faculdades, além da própria Câmara Municipal e outros prédios públicos.

Em justificativa para o veto, publicada na edição de 13 de abril do Diário Oficial de Contagem, o prefeito explica que o projeto foi reprovado “por contrariedade ao interesse público e por vício de ilegalidade”, principalmente por criar despesas para o orçamento municipal – o que é de competência apenas do poder Executivo.

“A matéria tratada na proposição de lei, ao tornar obrigatória a manutenção de pessoal treinado em suporte de vida e uso do desfibrilador externo automático em local público no Município de Contagem, cria gasto sem observar os requisitos legais que visam a garantir o equilíbrio das contas públicas”, diz o texto.

O veto total do prefeito volta para a Câmara Municipal, para apreciação dos vereadores. Em caso de aprovação do veto, o projeto é arquivado; e, se for derrubado, a nova lei é sancionada, cabendo ao Executivo entrar com um pedido de Ação Direta de Inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça de Minas Gerais para invalidar a lei.

Veja mais notícias

Câmara de Contagem lança informativo

A Câmara Municipal de Contagem lançou, nesta terça-feira (3/2), o Informe Câmara, publicação anual que apresenta um balanço das atividades do Legis...

5 de fevereiro, por Marco Túlio de Sousa

Câmara abre sessão legislativa de 2026 com presença da prefeita Mar...

O Legislativo de Contagem realizou, nesta terça-feira (03/02), a 1ª Reunião Ordinária de 2026. Embora não houvesse projetos na pauta de votação, a ...

4 de fevereiro, por Leandro Perché

Ouvidoria da Câmara: compromisso com o cidadão

As ouvidorias são instrumentos legítimos criados para acolher as demandas da população e encaminhá-las aos órgãos competentes. Criada em 2013, a Ou...

19 de janeiro, por Marco Túlio de Sousa
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem