ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Prefeito veta obrigatoriedade de vigilância em estacionamentos de shoppings e supermercados

28 de julho de 2015, por Leandro Perché

A Prefeitura de Contagem vetou, na última semana, o projeto de lei do vereador Beto Diniz (PCdoB) que obrigaria grandes estabelecimentos comerciais, como shoppings e supermercados, a utilizarem, em seus estacionamentos, sistemas de vigilância motorizada e de vídeomonitoramento. Aprovado na Câmara Municipal em segundo turno no final de junho, o PL 039/2014 teve seu veto publicado na edição da última sexta-feira (24) do Diário Oficial de Contagem (DOC).

Durante a tramitação do projeto, o autor destacou os objetivos da iniciativa e defendeu sua importância. “Não basta apenas o estabelecimento comercial oferecer a comodidade do estacionamento para clientes, mas que o local destinado à guarda de veículos proporcione reais condições de segurança para os consumidores”, explicou Beto Diniz.

No entanto, parece que a justificativa não foi suficiente para sensibilizar o prefeito Carlin Moura (PCdoB), que classificou a matéria como ilegal e contrária ao interesse público. “A falta de estudos técnicos apurados, necessários para demonstrar que as medidas apresentadas pela Proposição de Lei são realmente eficazes para atingir o seu objetivo, impedem sua sanção”, escreveu o prefeito na publicação do DOC.

“Segurança pública é um assunto de extrema importância para esta Administração e vem sendo tratada com prioridade na atual gestão. Contudo, todas as ações nesta área devem ser analisadas cuidadosamente, por envolver a vida e a integridade física dos cidadãos contagenses”, concluiu Carlin Moura.

Contrapartida

Outro projeto de lei (PL032/2013) de autoria do mesmo vereador e que também envolve grandes estabelecimentos comerciais, por outro lado, foi sancionado nesta semana. A Lei nº 4753, de 23 de julho de 2015, obriga os shoppings, supermercados e estabelecimentos similares que tenham estacionamento a anexarem um aviso em local visível alertando os pais ou responsáveis para que não deixem as crianças no interior dos veículos.

De acordo com o texto da Lei, os avisos devem estar em placas de 200 cm por 100 cm, e conter a seguinte inscrição: “Senhores pais e/ou familiares, Atenção! Não deixem suas crianças e/ou adolescentes no interior do veículo. Esse ato pode salvar a vida de sua criança!”.

A nova lei já está em vigor, mas deve ser regulamentada pelo Poder Executivo Municipal no prazo de 90 dias, o que inclui a instituição da fiscalização e possíveis punições para os estabelecimentos que descumprirem a determinação.

Veja mais notícias

Prevenção à violência escolar: Câmara aprova projeto de lei em defe...

O Brasil é um dos países com os mais altos índices de agressões contra professores, figurando, ainda, no ranking de ambiente mais propício ao bully...

26 de agosto, por Lorena Carazza

Legislação garante maior transparência no repasse a recursos destin...

Foto: Fábio Silva/ PMC São contemplados agentes comunitários e agentes de combate a endemias É função do Poder Legislativo zelar pela aplicação a...

26 de agosto, por Marco Túlio de Sousa

Comissão de Ética procede oitiva de testemunhas do Processo Adminis...

A Comissão de Ética Parlamentar da Câmara Municipal de Contagem realiza, na próxima quarta-feira (27/08), às 13h30, na Presidência desse Legislativ...

26 de agosto, por Leandro Perché
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem