ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Região do Petrolândia pede ajuda da Câmara para implantação de Cia. de Polícia

21 de agosto, por lorena.carazza

Mais uma vez, os moradores, comerciantes e líderes comunitários da região do  Petrolândia vieram à Câmara para pedir a intervenção dos parlamentares na implantação da Cia 283 de Polícia Militar no bairro Industrial São Luiz.

Na reunião plenária da última terça-feira (18), o presidente do Consep (Conselho Comunitário de Segurança Pública), Edmir Costa, utilizou a Tribuna Livre da Câmara para, novamente, solicitar a atenção do Legislativo no sentido de intermediar as discussões entre a comunidade e a Prefeitura.

O objetivo é que o Executivo ceda a área onde funcionava o Cecoc – Centro de Corte e Costura de Contagem – para que a 283ª Cia. possa atuar na região do Petrolândia, tirando, desta forma, a sobrecarga da Cia. 133, que hoje é responsável pelo policiamento de 84 bairros. De acordo com Edmir, o local atualmente está abandonado e tem abrigado, inclusive, usuário de drogas.

“Entendemos que a Segurança Pública é dever de todos os órgãos e também dos cidadãos. Por isso, a população vem fazendo tudo o que pode ser feito. Estamos organizados em 16 Redes de Vizinhos Protegidos e 13 Redes de Comerciantes Protegidos, espalhadas nos 84 bairros que são de responsabilidade da 133ª Cia. Fazemos reuniões mensais para discutir uma saída para a violência da região”, explicou Edmir, cobrando uma posição urgente do Governo sobre a cessão da área.

O vereador Professor Irineu Inácio (PSDC), que acompanha desde o início as discussões sobre o assunto, informou que a Polícia Militar de Minas Gerais já tem a lotação dos Oficiais que atuarão na nova Companhia, que só não está funcionando por falta de espaço físico.

Solicitando a criação de uma comissão especial para acompanhar o caso, o vereador se pôs novamente à disposição para ajudar nas negociações da liberação da área. “Precisamos encontrar uma saída. Sabemos que o governo tem outros projetos para aquele espaço, mas é provisório. Talvez esteja faltando de fato um diálogo mais aberto para que isso possa ser resolvido”, finalizou.

Atendendo à solicitação, o presidente da Câmara, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB), autorizou a criação da comissão especial. Ela será composta pelos membros da já existente Comissão Externa de Segurança Pública, além dos vereadores Arnaldo de Oliveira (PTB) e Daniel Carvalho (PV).

Entenda o caso

No fim do ano passado, foi criada a Cia. 283, que é um desmembramento da 133ª Cia, localizada na região da Sede. Apesar disso, a Companhia ainda não atua, na prática, por não ter um espaço destinado para seu funcionamento.

Os moradores da região do Petrolândia identificaram um local, chamado de Cecoc, cuja posse é da Prefeitura Municipal de Contagem. A ideia é que o espaço fosse provisoriamente cedido para a instalação da Companhia.

De acordo com Edmir, o Governo do Estado já destinou verba para a construção da Companhia, mas há urgência na sua implantação, por isso o pedido para que a Prefeitura “empreste” o prédio por tempo determinado.

Segundo Edmir, a importância do desmembramento da 133ª Cia começou a ser apontado em 2007, desde quando os moradores da Região do Petrolândia iniciaram uma mobilização pela criação de uma Companhia de Polícia.

Recentemente, com apoio dos vereadores de Contagem, a Associação de Moradores e Comerciantes do Petrolândia, juntamente com Consep, realizou uma audiência pública na região para discutir a prevenção e o combate à violência.

Na ocasião, mais de 600 pessoas se reuniram na Escola Municipal Isabel Nascimento. Um dos temas mais debatidos foi a instalação da 283ª Cia da Polícia Militar no bairro Industrial São Luiz.

O assunto vem sendo constantemente debatido também em plenário, durante as reuniões ordinárias da Câmara, desde que o vereador Irineu Inácio apresentou, em junho, um requerimento pela realização da audiência pública.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem