As equipes da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão e da Secretaria de Fazenda de Contagem estiveram na Câmara Municipal na última semana, apresentando para os vereadores a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2016. Outro documento entregue ao poder Legislativo na ocasião foi o que trata da revisão do Plano Plurianual de Contagem.
De acordo com os representantes do poder Executivo, em uma conjuntura de dificuldades econômicas no país, o Município desenvolve um orçamento realista, em um esforço para manter o equilíbrio das contas.
“É o melhor orçamento que já participei. Ele não se pauta pelos orçamentos anteriores, como normalmente é desenvolvido. Partimos de uma base zero, considerando a realidade atual do município, ou seja, a arrecadação até setembro e a projeção para os três meses seguintes, e considerando que não teremos crescimento econômico no próximo ano”, destacou o secretário da Fazenda, Dalmy Freitas.
O Secretário de Planejamento, Fernando Máximo, fez uma análise dos números e ressaltou que a retração econômica do país e o menor crescimento das receitas em relação ao previsto obrigam o Município a um orçamento mais “pé no chão”. “É um orçamento muito bem debatido e reflete um esforço diuturno da equipe em manter o equilíbrio fiscal, sem impactar as obras e políticas sociais”, explicou.
Agora, a LOA será amplamente debatida pelos vereadores, e deve ser votada até o final deste ano, estimando as receitas e fixando as despesas do Governo para 2016.
Leia também: Prefeitura presta contas em Audiência Pública na Câmara.
A Câmara Municipal de Contagem lançou, nesta terça-feira (3/2), o Informe Câmara, publicação anual que apresenta um balanço das atividades do Legis...
O Legislativo de Contagem realizou, nesta terça-feira (03/02), a 1ª Reunião Ordinária de 2026. Embora não houvesse projetos na pauta de votação, a ...
As ouvidorias são instrumentos legítimos criados para acolher as demandas da população e encaminhá-las aos órgãos competentes. Criada em 2013, a Ou...