ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Comunidade e estudantes pedem apoio da Câmara contra fechamento de Escola Municipal em Contagem

8 de outubro, por Leandro Perché

A comunidade do bairro Santa Cruz, em Contagem, além de estudantes, professores e pais de alunos da Escola Municipal Pedro Pacheco de Souza vêm lutando pelo não fechamento da instituição de ensino de mais de 40 anos, desde que se iniciaram intervenções da Prefeitura na estrutura, com rumores de que seria transformada em sede para a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Novo Eldorado.

Nesta semana, alguns representantes da comunidade escolar estiveram na Câmara Municipal munidos de cartazes e acompanhados do Sind-Ute Contagem (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação), para pedir o envolvimento dos vereadores na questão. O assunto foi abordado pelos parlamentares durante a plenária e em reunião posterior junto a alunos, professores, pais, sindicalistas e líderes comunitários.

O vereador Fredim Carneiro (PSDB) foi o primeiro a falar sobre o tema, classificando como absurda a forma como a Prefeitura estaria encerrando as atividades da escola. “O processo está sendo muito mal conduzido pelo secretário de Educação. A comunidade clama por uma explicação, por uma reunião, para serem esclarecidas quais seriam as justificativas para remoção da escola e instalação da Seduc lá”, cobrou o vereador.

O parlamentar acrescentou que, em conversa com o professor André Marx, ficou sabendo que os alunos já perderam sala de artes, laboratório de ciências e biblioteca, dentre outras estruturas. “O que mais me indigna é saber que, no último dia 3, que era letivo, diretora e professores mobilizaram alunos para uma assembleia que discutiria o futuro da escola; e, autoritariamente e de forma antidemocrática, a Seduc cancelou o dia letivo, para que o bairro e a comunidade escolar não tivessem a oportunidade de debate. Isso não pode acontecer. O governo deve uma explicação”, disse Fredim.

Por sua vez, a vereadora Isabella Filaretti (PTB), que faz parte da Comissão de Educação da Câmara, garantiu a participação dos vereadores em defesa da escola. “Minha mãe é ex-aluna da Pedro Pacheco, que é uma escola tradicional na região e com ótima estrutura. Vamos escutar os sindicatos, os alunos, os pais, para chegarmos num consenso, buscando o melhor para a escola, alunos e comunidade”.

Por fim, Alex Chiodi criticou a postura do secretário de Educação, Professor Ramon. “Em 2010, quando intermediávamos a vinda da instituição Marista para Contagem, o hoje secretário, que era dirigente escolar naquela época, foi um dos mais ferrenhos críticos à PPP, dizendo que estávamos fechando escolas, privatizando escolas. Hoje, a instituição atende gratuitamente 900 alunos, fornecendo material, uniforme e alimentação, sem receber recursos da Prefeitura; e, agora, foi procurada pela Seduc para receber os alunos que não serão mais admitidos na E.M. Pedro Pacheco”.

Reunião com a Seduc

Após a reunião ordinária da Câmara, vereadores se reuniram no próprio plenário com o Sind-Ute, a comunidade escolar e representantes do bairro Santa Cruz, que expuseram a situação da escola e suas reivindicações.

Os participantes ressaltaram que a região precisa mesmo de um Cemei, mas que seria um retrocesso acabar com uma escola tão bem estruturada e com tanta tradição como a Pedro Pacheco. A Escola já estaria sendo esvaziada, com o fim das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ano passado, sem matrícula de novos alunos para o primeiro ano do I Ciclo e com alterações físicas no prédio.

A partir das demandas dos presentes, o presidente da Comissão de Educação da Casa, vereador Jair Tropical (PCdoB), marcou reunião na Secretaria de Educação, que seria realizada nesta quinta-feira (08), para debater o futuro da escola.

  • Em nota publicada no site da Prefeitura de Contagem, a Seduc alega que a Escola Municipal Pedro Pacheco não será fechada, mas passa por reformas para ampliação, com o intuito de oferecer também a Educação Infantil.

Veja mais notícias

Câmara promove curso básico sobre Direito do Consumidor

A Câmara Municipal de Contagem oferece, para o público interno e externo, um curso de noções básicas sobre o Direito do Consumidor. Realizada e o...

7 de março, por lorena.carazza

Funec Inconfidentes recebe Aulão Solidário para o Enem

Mesmo com uma boa noção da gramática e da estrutura do texto argumentativo-dissertativo, a aluna Ana Julia da Silva Jorge ficou atenta durante todo...

25 de outubro, por lorena.carazza

Câmara de Contagem recebe Fórum Mineiro de Encerramento de Mandato ...

2020 é o último ano dos mandatos municipais – Executivo e Legislativo – e, por isso, é um ano carregado de particularidades quando o assunto é admi...

18 de junho, por lorena.carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem