A Câmara Municipal de Contagem, por meio da sua Escola do Legislativo, realizou, na noite da última quarta-feira (04), a solenidade de encerramento e entrega de certificados do I Curso de Capacitação Legislativa.
Na ocasião, foram entregues também os certificados dos estudantes de Contagem que participaram da edição 2014 do Parlamento Jovem de Minas, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com as Câmaras Municipais. Em Contagem, duas escolas foram integrantes do projeto: o Instituto Novos Tempos e a Escola Estadual José da Silva Couto.
Com mais de 130 participantes, o Curso de Capacitação foi dividido em oito módulos, ministrados todas as quartas-feiras, entre os dias 02 de setembro e 21 de outubro. As palestras abordaram o Regimento Interno da Câmara, incluindo funções, direitos e deveres dos vereadores, comissões, proposições, plenárias e processos de votação, entre outros. O curso contou também com uma aula especial ministrada pelo Doutor Giovanni Clark sobre Plano Plurianual e Lei Orgânica do Município.
O presidente da Câmara Municipal de Contagem e presidente do Conselho Escolar da Escola do Legislativo, vereador Gil Antônio Diniz – Teteco (PMDB) abriu a solenidade parabenizando todos os participantes de ambos projetos. Além disso, Teteco falou sobre a importância da qualificação dos cidadãos para o crescimento social e econômico da cidade.
O professor Marlon Rodrigues, representando o corpo pedagógico do Instituto Novos Tempos, falou sobre a importância do Parlamento Jovem na formação crítica dos estudantes e na construção da cidadania. “Torço para que continuem com este projeto e que ele alcance os jovens de todo o Município, para que os cidadãos de Contagem possam se tornar pessoas críticas, politicamente atuantes, e que saibam seus direitos e deveres na sociedade. Só assim vamos fazer um país melhor”, concluiu.
A representante da Escola Estadual José da Silva Couto, Patrícia Aguiar, de acordo com a fala de Marlon, relatou que o Parlamento Jovem representou uma experiência jamais vivida e imaginada pelos estudantes da escola. “E, além disso, despertar consciência política é o entendimento de que não depende somente de quem governa mudar a nossa realidade”, destacou Patrícia.
Da mesma forma, a ex-coordenadora da Escola do Legislativo, Eliene Cunha, e o presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (Umes) de Contagem, Lucas Guedes, também fizeram o uso da palavra, e reforçaram o valor da capacitação e da abertura da Câmara para a participação da sociedade civil.
Em nome dos alunos do I Curso de Capacitação Legislativa, Maria das Graças Souza Trant agradeceu a oportunidade. “Participar e atuar politicamente é dever do cidadão, dever que não pode ser transferido ou abdicado. Nós, que participamos e hoje recebemos nossos certificados, agradecemos a oportunidade que nos foi dada pela Escola do Legislativo”, finalizou.
Logo após a entrega dos certificados, feita pelo Coordenador Geral de Núcleo de Educação e Projetos Especiais da Escola do Legislativo, Henrique Castro, o diretor da Escola do Legislativo, vereador Eduardo Sendon (PSDB), falou dos planos e desafios da Escola do Legislativo para o ano de 2016.
Listando o projeto Câmara Mirim e pelo menos outros dois cursos de capacitação para assessores legislativos, Sendon salientou a intenção da Escola de trazer o cidadão para a construção do trabalho legislativo. “E tudo isso deve acontecer antes de agosto, quando começa o período eleitoral e a Escola não poderá atuar”, explicou Teteco.
Mais de um terço das mulheres brasileiras sofreram algum tipo de violência no ano de 2024. O número representa 21,4 milhões de mulheres com 16 anos...
Um projeto de lei (PL 010/2025), de autoria do vereador Daniel Carvalho (PSD), aprovado em segundo turno e redação final nesta terça-feira (29), te...
No Brasil, o direito ao atendimento prioritário da pessoa com deficiência (PCD) é assegurado pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira...