ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Câmara aprova contratos de crédito do Executivo para investimentos no Município

4 de dezembro de 2015, por Lorena Carazza

A Câmara votou, durante a segunda reunião extraordinária deste ano, realizada na manhã desta sexta-feira (04), três projetos de lei que autorizam a Prefeitura de Contagem a contratar operações de crédito. Aprovados, os PL seguem agora para a sanção do Prefeito Carlin Moura (PCdoB).

Depois de passarem pelas comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, e Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, além da Procuradoria Geral da Câmara, os PL foram apreciados em plenário, mas nenhum deles foi unanimidade entre os vereadores.

O primeiro, PL nº 031/2015, trata da autorização para um empréstimo a ser celebrado entre o Município e o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, no valor de R$ 2,5 milhões. O destino deste valor será, segundo o Executivo, o financiamento de projetos de construção, reforma e ampliação de prédios, “de modo a alcançar significativo aumento na qualidade dos serviços prestados aos moradores de Contagem”, conforme a mensagem que acompanha o projeto. Como garantia de pagamento deste financiamento, o Município se compromete a repassar receitas vindas do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios.

O PL recebeu votos contrários dos vereadores Caxicó (PPS) e William Barreiro (PTdoB), mesmo com a explicação do líder de Governo, vereador Arnaldo de Oliveira (PTB), que na votação em primeiro turno havia falado sobre a importância do projeto para a cidade.

O segundo, PL 032/2015, autoriza a contratação de um crédito de quase R$ 33 milhões com a Caixa Econômica Federal, por meio de seu Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC). Assim, de acordo com a Prefeitura, os recursos serão obrigatoriamente aplicados na execução dos projetos previstos pelo município, no âmbito dos programas do PAC e Minha Casa Minha Vida.

O vereador Obelino Marques (PT) foi voto contrário à aprovação do PL. Na votação em primeiro turno, o vereador Fredim (PSDB) havia defendido o projeto, garantindo que havia sido bem detalhado e explicado pelo Executivo, não havendo, assim, motivos para a sua não aprovação.

Já o último, PL 033/2015, permite ao Município contratar um empréstimo de 35 milhões com o Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES, por meio do seu Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos – PMAT. A aplicação dos recursos pode ser diversa, de acordo com as regras do programa do BNDES, como em máquinas e equipamentos de informática, softwares, móveis e utensílios, investimento em capacitação técnica de servidores, serviços técnicos especializados, serviços de TI etc.

Sendo assim, os municípios podem aplicar a receita vinda desta operação de crédito em projetos que visem ao fortalecimento das capacidades gerencial, normativa, operacional e tecnológica da administração municipal, incluindo setores como Saúde e Educação. Este PL foi aprovado com os votos contrários dos vereadores William Barreiro e Caxicó, e abstenção de Obelino.

Na votação do primeiro turno, realizada na reunião ordinária da última terça-feira (01), os vereadores Caxicó, Obelino e Fredim Carneiro chegaram a pedir vista ao projeto – o que paralisaria a tramitação dele por 72 horas. Apreciado pelos demais parlamentares, o pedido foi rejeitado e o projeto seguiu para avaliação em segundo turno e redação final.

Veja mais notícias

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché

Câmara aprova nova Lei de Regularização de Edificações

Norma atualiza legislação municipal e busca simplificar procedimentos para a legalização de imóveis em Contagem Depois de mais de um mês de extens...

23 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem