ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Município de Contagem poderá gerir vias estaduais e federais em seu território

15 de dezembro de 2015, por Leandro Perché

Um projeto de lei aprovado nesta terça-feira (15) na Câmara Municipal de Contagem permite ao Município gerir e operar as vias públicas estaduais e federais que interferem diretamente em seu sistema de trânsito. Proposto pelo poder Executivo, o PL 022/2015 foi aprovado junto a uma subemenda de autoria da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara, que altera uma emenda do Executivo, submetendo a gestão dessas vias pelo Município à realização de convênios.

Em mensagem que acompanha a matéria, o prefeito Carlin Moura (PCdoB) ressalta a necessidade de o Município, juntamente com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (TransCon), interferir em algumas vias federais e estaduais, a fim de melhorar a fluidez do trânsito e a mobilidade urbana em Contagem. Entre essas vias, o prefeito destaca as federais BR-381 e 040, e as estaduais Via Expressa e a LMG-818.

“Na medida com que a interferência no trânsito das referidas vias repercute diretamente no trânsito interno do Município, não há dúvidas de que a operação pelos órgãos do próprio Município facilita sobremaneira a solução das interferências inerentes ao cotidiano”, diz o texto.

De acordo com o projeto, caberá ao Município, até o fim do convênio a ser celebrado, conservar as rodovias, dispositivos de drenagem, sinalização, trechos e segmentos rodoviários delegados pelo convênio; responsabilizar-se pela operação, fiscalização e controle de tráfego dessas vias; realizar projetos e execução de obras de melhoramento para aumentar a segurança e a comodidade do usuário; e promover, quando necessário, desapropriações nos trechos administrados, arcando com o ônus.

Legalidade

Durante a votação em primeiro turno, o vereador Fredim Carneiro (PSDB) pediu a leitura da emenda do Executivo ao PL e exaltou a iniciativa da Prefeitura. “É um projeto muito importante, pois trata-se das concessões de vias como a BR-040, a 381 e a Via Expressa, nas quais o Município lamentavelmente vê a deplorável situação da massa asfáltica e não pode fazer as intervenções necessárias. Então, a Prefeitura está de parabéns por buscar as soluções”, destacou o parlamentar.

Em seguida, o vereador Obelino Marques (PT), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara, questionou a legalidade do projeto, ressaltando que a responsabilidade pelas vias federais e estaduais não pode ser simplesmente transferida para o Município, pois extrapola os limites de sua competência.

A partir desse questionamento e da sugestão da Procuradoria Geral da Câmara, o projeto foi aprovado com acréscimo de uma subemenda do Legislativo, que somente possibilita ao Município gerir e operar as vias públicas estaduais e federais mediante convênio com as instâncias responsáveis pelas vias em questão. Resolvido o problema de legalidade e aprovado em dois turnos, o PL segue nos próximos dias para a Prefeitura, e passa a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial.

Veja mais notícias

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché

Câmara aprova nova Lei de Regularização de Edificações

Norma atualiza legislação municipal e busca simplificar procedimentos para a legalização de imóveis em Contagem Depois de mais de um mês de extens...

23 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem