ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Votações da LOA e PPAG fecham a sessão legislativa de 2015 na Câmara de Contagem

18 de dezembro de 2015, por Lorena Carazza

Terminou nesta sexta-feira (18) a sessão legislativa do ano de 2015 da Câmara Municipal de Contagem, quando os vereadores encerraram as atividades legislativas com a votação de projetos de lei que tratam do Orçamento Anual do Município (LOA) para o ano que vem, bem como do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

Aprovado em segundo turno e redação final por unanimidade, o substitutivo do PL 027/2015 altera o PPAG e abre um crédito adicional no valor de 60 mil reais que será repassado como aporte à Metrominas – Trem Metropolitano de Belo Horizonte S/A, na qual o município de Contagem tem participação societária, juntamente com o Estado e o município de Belo Horizonte.

Criada em 1997, por meio da Lei Estadual nº 12.590, a Metrominas tem a responsabilidade de planejar, implantar, operar e explorar os serviços de transporte de passageiros sobre trilhos na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Por meio de recursos do Estado, dos municípios de Contagem e Belo Horizonte, do PAC 2 Mobilidade e também da iniciativa privada, a expansão da linha do metrô de Belo Horizonte afetará diretamente a cidade de Contagem, já que a linha 1 (atual) será estendida até o bairro Novo Eldorado.

De acordo com a justificativa do Projeto, enviada pelo prefeito Carlin Moura (PCdoB), trata-se de um investimento de grande importância, uma vez que a empresa “contribui e contribuirá, em muito, para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte”.

O PL 028/2015, que fixa as despesas e o orçamento fiscal de Contagem para o próximo ano, foi apreciado em plenário após a avaliação da Comissão de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas e da Procuradoria Geral do Legislativo. A LOA estima que a receita do Município em 2016 deve chegar a 1,73 bilhão, apresentando uma elevação discreta em relação ao ano passado.

O projeto conta com 21 anexos, nos quais o Executivo lista, dentre outras projeções, as previsões de gasto com os setores sociais. Seguindo os limites constitucionais mínimos, a Saúde e a Educação, juntas, representam 45% das despesas previstas no orçamento do próximo ano.

O PL foi entregue à Câmara em outubro deste ano, e foi aprovado em dois turnos, por unanimidade, com a inclusão de algumas emendas dos vereadores. Uma delas trata do limite de créditos adicionais que o poder Executivo pode abrir no Orçamento Fiscal e reduz esse limite de 50% para 20% do valor das despesas fixadas pelo projeto.

Segundo a Prefeitura, o orçamento de 2016 leva em consideração as “restrições e limitações ao crescimento real das receitas municipais impostas pelas condições macroeconômicas adversas da economia mundial, com impactos claros para o País”.

Já o PPAG foi revisto, por meio do PL 029/2015, também aprovado em segundo turno e redação final nesta sexta-feira. Com 14 anexos, o projeto faz alterações nos programas e ações previstas na Lei nº 4645/13, que dispõe sobre o Plano Plurianual do Município para os anos de 2014 a 2017. No total, foram suspensos 34 programas e incluídos outros 11.

De acordo com o Executivo, o propósito desses ajustes é “aperfeiçoar o planejamento municipal, a fim de que este reflita as mudanças nas demandas da sociedade, bem como as mudanças socioeconômicas do Município desde a elaboração do PPAG em 2013”, conforme a mensagem que acompanha o projeto de lei.

As reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Contagem retornam, de acordo com o regimento interno da Casa, na primeira terça-feira de fevereiro do próximo ano.

Veja mais notícias

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché

Câmara aprova nova Lei de Regularização de Edificações

Norma atualiza legislação municipal e busca simplificar procedimentos para a legalização de imóveis em Contagem Depois de mais de um mês de extens...

23 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem