ACESSO RÁPIDO
acessibilidade

Prefeitura de Contagem veta restrição à oferta de sal em bares e restaurantes

21 de janeiro de 2016, por Leandro Perché

O prefeito de Contagem, Carlin Moura (PCdoB), vetou neste mês o projeto do vereador Ivayr Soalheiro (PDT) que pretendia proibir lanchonetes, bares e restaurantes de ofertarem, exporem ou explicitarem recipientes ou sachês de sal em suas dependências para o livre consumo. Aprovado em dezembro na Câmara com apenas três votos contrários, o PL determina que o sal não poderia ficar à disposição em cima de mesas ou balcão, e seria fornecido apenas se solicitado pelo cliente.

De acordo com o autor, o projeto teria grande relevância em relação à saúde pública. “Sabemos do mal que causa o excesso de sal na saúde das pessoas. E, quando este produto é oferecido livremente nos bares e restaurantes, induz automaticamente as pessoas a aumentarem o volume do seu consumo. Esperamos, assim, contribuir com a diminuição de doenças cardiovasculares e com a melhoria a saúde dos moradores de Contagem”, explicou Soalheiro, à época da apreciação na Câmara.

Em publicação no Diário Oficial de Contagem, a prefeitura justifica sua reprovação ao projeto, pelo fato de a matéria contrariar o interesse público e as liberdades e garantias individuais, e por conter vício de ilegalidade. Além disso, segundo o texto assinado pelo prefeito, não existem estudos técnicos e científicos que comprovem sua eficácia.

“As medidas de proteção a saúde e as regras de consumo dependem de regulação uniforme em todo território nacional, não podendo o Município legislar sobre a matéria. O assunto é de ordem federal, tendo em vista que o cloreto de sódio (sal de cozinha) é um produto comercializado nacionalmente e não é possível que cada unidade da federação estabeleça regras próprias”, conclui a justificativa.

O veto total da prefeitura ao projeto segue para ser apreciado pelos vereadores a partir do retorno das plenárias – no dia 02 de fevereiro. Caso seja derrubado, a matéria fica apta a ser sancionada como lei; e, se os vereadores concordarem com a posição da prefeitura, o projeto é arquivado.

Veja mais notícias

Projeto garante moradia para pessoas de baixa renda

Os vereadores de Contagem aprovaram, de forma unânime, em segundo turno e redação final, na terça-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar nº 1...

23 de outubro, por Marco Túlio de Sousa

Contagem ganha legislação que regula as obras realizadas no município

Os vereadores de Contagem aprovaram por unanimidade, nesta semana, o novo Código de Obras Municipal (Projeto de Lei Complementar 12/2025), que esta...

23 de outubro, por Leandro Perché

Câmara aprova nova Lei de Regularização de Edificações

Norma atualiza legislação municipal e busca simplificar procedimentos para a legalização de imóveis em Contagem Depois de mais de um mês de extens...

23 de outubro, por Lorena Carazza
Todos os direitos reservados a Câmara Municipal de Contagem